20/03/2022 – 17ª Semana do Ano Eclesial 1995 (2021/2022) –
Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos
20/03/2022 – 17ª Semana – 3º Domingo Penitencial ou das Cinzas - Quaresma - Mistério Litúrgico – Jesus de Nazaré é provado no deserto e vence as tentações – Prática do Retiro, , jejum e oração. - DIA DO RECOLHIMENTO.
Lucas 4: 1 A 13 ===> - “ … Jesus, cheio do Espírito Santo, retornou do Jordão e foi levado pelo mesmo Espírito ao deserto durante quarenta dias para ser posto à prova pelo adversário. E não comeu nada nesses dias, cumpridos os quais, no final teve fome. … ” (Bíblia Peshitta - Holman).
Irmãos e irmãs! Em paz e boa vontade interior na alma e no coração, reflitamos no texto do evangelho e estejamos atentos! Atenção! Com Sabedoria!
A fome é uma pulsão biológica, semelhante a outras pulsões existentes em nós, e tem certa relação com a sobrevivência do nosso componente animal. Quando nos dispomos a trilhar o caminho da ascese na vida mística da cristicidade espiritual, temos necessidades de uma dada medida de autocontrole e uso da nossa vontade, sobre as paixões, sobre as pulsões biológicas, sobre as seduções de poder, buscando um nível de equilíbrio, para que possa desabrochar em nosso campo psico animico as diásteses, pela ação do Santo Paracleto que o Pai Eterno nos enviou, mediado pelo Senhor Jesus Cristo, do qual pelos Santos Mistérios, nós constituímos em membresia da sua corporeidade mística eclesial.
Jesus foi submetido a três grosseiras provas pelo adversário: - primeiro se valeu das pulsões da fome sentida, e tentou a usar do seu poder para transformar pedras em pães – são as induções do “jogar contra nossos próprios propósitos” (diá bolê da língua grega);
- segundo tentou seduzir Jesus, mostrando-lhe todos os reinos de Satanás no mundo, tendo a audácia de sugerir que tudo seria seu, se prostrado Jesus adorasse o tentador – Satanás é o próprio anjo decaído, que age por si e por membros de sua falange do mal;
- terceiro leva Jesus ao pináculo do templo, sugerindo lançar-se de lá para o chão, já que os anjos lhe protegeria da queda, demonstrando um grande feito de poder humano e se tornaria notável taumaturgo diante dos humanos daquela malha social – é o típico “levar vantagem” sobre a população, comum das forças demoníacas (demo + nous, forcas sociais do povo que ajuda no levar vantagem).
É interessante observar que, quer sejam forças pulsionais da natureza, biológica (diabolos), quer sejam forças da horda das massas populares de uma sociedade (demonous), são ambas frequentemente usadas por Satanás para perverter as escolhas das pessoas de bem, quando estas planejam suas boas obras como luz do mundo e salda terra. São de inteligências tão ousadas, que se referem a própria Palavra de Deus conhecida na consciência de quem se propõe às mudanças, tanto das melhoras de si mesmo, quanto de consagração a um serviço da Messe do Senhor.
Devemos observar que, nas três tentações, Jesus de Nazaré usou a Palavra de Deus para contestar o adversário tentador, vencendo assim as suas investidas, e quando toda a tentação silenciou, os anjos de Deus vieram e serviram a Jesus de Nazaré, saciando a sua fome.
Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém
Abuna Philoseleos
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(1) - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022
II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade
Ideia Central:
1 - A pessoa humana Jesus de Nazaré, se revela como Filho de Deus, anuncia o Evangelho Salvador, consuma a obra da Redenção Humana e edifica a Igreja como seu Corpo Místico.
2 - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta - Theosis.
-----------------------------------------------------------------------------------------
(2)* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -
Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.
17, 18 e 19/03/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.
Cor Litúrgica ´para o período: Amarela - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.
(3) - Mês Lunar
02/03/2022 – Lua Nova às 14,34h
10/03/2022 – Lua Quarto Crescente às 07,45h
18/03/2022 – Lua Cheia às 04,17h
25/03/2022 – Lua Quarto Minguante às 02,37h (*)
(*) Não foi considerado horário de Verão.
(4) - Estação Zodiacal
Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Peixes de 20/02 a 20/03
(5) - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo
Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de março de 2022 - - - - - - - - - - - - -
20 - Cuthbert, bispo e missionário de Lindisfarne; Santa Maria Josefina do Coração de Jesus Sancho de Guerra
21 – Thomas Cranmer, Arcebispo de Cantuária; São Bento, o santo que falava com os animais
22 - São Berilo
23 – Jonathan Edwards, missionário na Nova Inglaterra; São Toríbio de Mongrovejo, bispo
24 - Santa Catarina da Suecia, peregrina.
25 – Anunciação da Concepção de Jesus Cristo à Virgem Maria; São Dimas, o Bom Ladrão
26 - Santa Larissa, comemorado na França
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário