domingo, 20 de fevereiro de 2022

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

20/02/2022 - 13ª Semana do Ano Eclesial 1995 (2021/2022) –

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos



6º Domingo Pós Epifania do Cristo – A Formação da Pessoa Jesus de Nazaré, o Filho do Homem – Mistério Litúrgico: ===> O Silêncio Histórico da vida de Jesus – (Afirmação do ego humano de Jesus de Nazaré enquanto indivíduo singular, da adolescência até sua maturidade).


Lucas 2: 51: - … Após seus pais encontrarem Jesus no Templo dialogando com os doutores da Lei…


Jesus desceu com eles então para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens. . … (Bíblia de Jerusalém - Paulus).




Irmãos e irmãs! Em paz e boa vontade interior na alma e no coração, reflitamos no texto do evangelho e estejamos atentos!



Nesta semana vamos refletir e sintonizar esse tempo já distante vivido por Jesus de Nazaré, mas muito importante para nós da mística cristã apostólica nos dias atuais, quando o nosso foco é perscrutar em nosso íntimo, com muito afeto e reverência, o fato de Jesus de Nazaré, embora sendo Ele o Filho de Deus encarnado, ter o seu tempo de silêncio histórico, para a devida afirmação do seu ego enquanto pessoa humana singular, para somente então, em plena maturidade poder assumir, de modo responsável, a sua vida pública, em beneficio do todo universal, conforme os propósitos definidos pelo Pai Eterno, naturalmente junto ao Santo Paracleto e colaboração das Sagradas Hierarquias.


Qual o nosso papel na atualidade, enquanto discípulos de Cristo iniciados nos Santos Mistérios da sua Cristicidade, ao nos conscientizarmos dessas verdades?

Como cada um de nós se sentirá diante deste degrau da vida religiosa, na mística cristã apostólica?

O que cada um de nós poderá definir e assumir, de modo cognitivo e volitivo consciente, com prudência e maturidade, para trazer como competências para a vida pública e sustentados com conhecimentos, habilidades e atitudes?


Cada um de nós deverá trabalhar a si próprio, e buscando ser a luz do mundo e o sal da terra, poder testemunhar o Cristo Ressuscitado no Mundo, atuando nas coisas do seu Reino, através da sua Corporeidade Mística composta por todos nós batizados enquanto membresia corporal crística.

Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



(1) - Referências do Diretório Litúrgico:


Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022

Súmula Litúrgica do Ciclo: Início do Ano Eclesial – Mística Cristã Apostólica no Diretório Litúrgico Temporal: I Onda – Ciclo da Theoanthropéia - Arco descendente - ===> (Deus se volta para a humanidade para realizar o Grande Mistério da Sarkosis Soteronômika / Encarnação Salvadora do Senhor).


Na Theoanthropeia Deus realiza seu Ágape Sagrado amando incondicionalmente as suas criaturas, em geral; cria a terra como cenário que possibilita o resgate de toda humanidade, mediante o seu desenvolvimento (evolução criativa) e no devido tempo, pela santa encarnação soteronômica (mistério da hagia sarkosis) de seu próprio Filho Unigênito, em função vicarial da humanidade anodosiana (desviada dos propósitos iniciais da criação da humanidade) no tempo pós lapsoriano.


Idéia Central: O Cristo, Filho Unigênito de Deus, na plenitude dos tempos (pleroma) se manifesta no planeta terra, tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré, manifestando o mistério da HAGIA SARKOSIS, se torna um humano como nós exceto no pecado, vivenciando todos os mistérios da salvação – O Filho de Deus se torna também Filho do Homem.



-----------------------------------------------------------------------------------------


(2)* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais de Verão - Festival das Luzes.

Cor Litúrgica para o período : Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.


(3) - Mês Lunar

01/02/2022 – Lua Nova às 02.46h

08/02/2022 – Lua Quarto Crescente às 10.50h

16/02/2022 – Lua Cheia às 13.56h

23/02/2022 – Lua Quarto Minguante às 19.32h (*)

(*) Não foi considerado horário de Verão.


(4) - Estação Zodiacal

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Peixes de 20/02 a 20/03



(5) - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de fevereiro de 2022 - - - - - - - - - - - - -



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário