domingo, 30 de janeiro de 2022

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

30/01/2022 - 10ª Semana do Ano Eclesial 1995 (2021/2022) –

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos



3º Domingo Pós Epifania do Cristo – A Formação da Pessoa Jesus de Nazaré, o Filho do Homem – Mistério Litúrgico: ===> A educação doméstica de Jesus no Lar de Nazaré.


Lucas 2: 40: - … O menino crescia e se fortalecia no Espírito, e era cheio de sabedoria e a graça de Deus estava nele”. … (Biblia Peshitta - Holman).




Irmãos e irmãs! Em paz e boa vontade interior na alma e no coração, reflitamos no texto do evangelho e estejamos atentos!


O foco de nossas reflexões para as vivências litúrgicas desta semana é a educação doméstica do menino Jesus de Nazaré como Filho do Homem, estando ele na fase do processo da sua formação como pessoa. Sabemos que todos nós humanos quando nascemos, trazemos em nós fatores dos pais e de Deus, e aqui então surge o que nossas culturas classificam de anima mather, animus pather e Imago Dei; temos uma genética nuclear capaz de nos estruturar biologicamente e uma epigenética, que aproveita as influências de fatores bioquímicos internalizados do meio ambiente, que conduz as nossas potencialidades funcionais, enquanto indivíduos singulares.


Manifestamos logo na infância, como herança o temperamento biopsíquico, o qual interagirá com os processos educacionais do meio sociocultural nos processos de endoculturação e socialização primária, principalmente nos nossos seis primeiros anos de vida, cujo resultado dessa interação formará a nosso caráter, nossa marca pessoal, que na vida adulta manifestará quem somos, mediante as personalidades. Assim se formam os “filhos e filhas dos homens”, tendo Jesus de Nazaré também passado por essas experiências formativas.


Nesse período curto dos seis primeiros anos do viver na terra, o ser humano adquire um razoável depósito de memórias inconscientes, pelos processos de endoculturação e socialização primária vividos com outras pessoas significativas da existência histórica. Na educação infantil vivida, no lar ou em outros locais, constitui-se esse repertório de reminiscencias como nossa “consciência inconsciente”, com a qual aprenderemos a lidar na vida adulta.


Será que as ambiências de nossos lares atuais, possibilitam boas formações de pessoas? Diz o texto de Lucas que o menino crescia e se fortalecia no Espírito, e era cheio de sabedoria e a graça de Deus estava nele”.


Criamos em nossas vidas existenciais, em nossos lares, ambientes de trabalhos, em nossas creches, nossas escolas infantis, condições para uma boa manifestação de crescimento e fortalecimento na vida espiritual? Vida de sabedoria? Vida em comunhão com as energias incriadas de Deus (graça)?

Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



(1) - Referências do Diretório Litúrgico:


Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022

Súmula Litúrgica do Ciclo: Início do Ano Eclesial – Mística Cristã Apostólica no Diretório Litúrgico Temporal: I Onda – Ciclo da Theoanthropéia - Arco descendente - ===> (Deus se volta para a humanidade para realizar o Grande Mistério da Sarkosis Soteronômika / Encarnação Salvadora do Senhor).


Na Theoanthropeia Deus realiza seu Ágape Sagrado amando incondicionalmente as suas criaturas, em geral; cria a terra como cenário que possibilita o resgate de toda humanidade, mediante o seu desenvolvimento (evolução criativa) e no devido tempo, pela santa encarnação soteronômica (mistério da hagia sarkosis) de seu próprio Filho Unigênito, em função vicarial da humanidade anodosiana (desviada dos propósitos iniciais da criação da humanidade) no tempo pós lapsoriano.


Idéia Central: O Cristo, Filho Unigênito de Deus, na plenitude dos tempos (pleroma) se manifesta no planeta terra, tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré, manifestando o mistério da HAGIA SARKOSIS, se torna um humano como nós exceto no pecado, vivenciando todos os mistérios da salvação – O Filho de Deus se torna também Filho do Homem.



-----------------------------------------------------------------------------------------


(2)* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais de Verão - Festival das Luzes.

Cor Litúrgica para o período : Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.


(3) - Mês Lunar

01/02/2022 – Lua Nova às 02.46h

08/02/2022 – Lua Quarto Crescente às 10.50h

16/02/2022 – Lua Cheia às 13.56h

23/02/2022 – Lua Quarto Minguante às 19.32h (*)

(*) Não foi considerado horário de Verão.


(4) - Estação Zodiacal

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Aquário de 21/01 a 19/02



(5) - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de fevereiro de 2022 - - - - - - - - - - - - - - - - - - -



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário