domingo, 2 de maio de 2021

- 5ª SEMANA DA PÁSCOA DE JESUS CRISTO – TEMPO DA PARUSIA DO CRISTO RESSUSCITADO -

 

Em 02/05/2021



Jesus Cristo prometeu o Revestimento de Poder do Alto. - “ … Disse Jesus: Se me amam, guardem os meus mandamentos, e eu intercederei diante de meu Pai que lhes dará outro Ajudador, para que fique com vocês para sempre: O Espírito da verdade, a quem o mundo não pode receber por que não o há visto, nem o há conhecido; mas vocês o conhecem, porque habita com vocês e está com vocês.


Não os deixarei órfãos, mas dentro de poucos dias virá a vocês. E o mundo não me verá, mas vocês me verão. Porque eu vivo vocês também viverão. Em tal dia compreenderão que eu estou em meu Pai, e vocês em mim, e eu em vocês.


O que tem meus mandamentos e os guarda (em prática testemunhal), esse é o que me ama, e o que me ama será também amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. … ”

- João 14: 15 – 21



Pontos para reflexões vivenciais litúrgicas e afetivas:



1 – Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, revela sua dinâmica de cristificação pessoal:

- Quem realmente ama a Jesus Cristo Filho de Deus, guarda os seus mandamentos; isto posto, Ele intercederá junto ao Pai para que Deus Pai lhe envie o Ajudador, o Paracleto, o Espírito Santo, para ficar com ele para sempre -


===> Há uma incompatibilidade entre o mundo e o Espírito Santo Paracleto: o mundo não pode recebê-lo; o mundo não o viu nunca; o mundo não o conhece.



2 – Jesus de Nazaré prometeu não nos deixar órfãos de sua presença (efetivadora de salvação), mas nos enviar o Espírito Santo, como o Ajudador (Paracleto que nos dá assistência orientadora nos momentos críticos da existência).


===> Esta é a única presença vigária de Jesus Cristo na terra. Ela não é do feitio do mundo, de modo institucional, mas sim funcional, face as realidades da existência do discipulado martirial (testemunhante), e terá sempre uma eloquência junto aos seres de boa vontade, para convencimento da vida de comunhão com a Santíssima Trindade e os irmãos.


3 – Há um critério definido por Jesus de Nazaré, Filho de Deus, que define em realidade quem o ama: o discípulo que verdadeiramente ama a Jesus Cristo, esse guarda seu mandamento, orientando a sua vida atitudinal e comportamental conforme o seu entendimento das prescrições feitas por ele em seu Evangelho Alforriador.


===> Sabe-se que todos nós humanos somos imperfeitos e pecadores, mas a persistência em sempre buscar ajuda na assistência do Espírito Santo, com desejo sincero de conversão a uma nova vida modelada pela Boa Nova, com disposição para pedir e oferecer perdão, reparando os males possíveis de serem consertados, meditando no Evangelho, reunindo com outros em orações, vivência nos Santos Mistérios Eclesiais, na adoração e comunhão com a Santíssima Trindade e Todos os Santos.




Caros Irmãos e irmãs em Cristo!

Amados irmãos e irmãs, filhos do mesmo Ser Eterno, nosso Deus Pai na ordem da sua divina criação!



Nesta quinta semana da Páscoa de Jesus Cristo Ressuscitado, nosso Diretório Litúrgico (Hemerológio Eclesial Cristão) nos propõe, relembrar e confiar na sua promessa de nos enviar o Poder do Alto como Ajudador, o Espírito Santo Paracleto, expressando-nos o contexto de que não nos deixaria órfãos de sua presença. É importante e confortadora essa promessa, pois evidencia não haver outro vigário legítimo aqui na terra para esta função na vida dos seus discípulos organizados em eclessia.



Sabemos que as pressões dos poderes do mundo, através da história e existencialidade, vez por outra, investem em arbítrios afirmadores de hegemonia, tentando deslegitimar os testemunhos de coletivos de irmãos que se organizam em discipulado e testemunho eclesial cristão, simplesmente por tais irmãos não se alinharem às suas ideologias institucionais de poder mantenedoras de sua pretensa hegemonia. Não devemos intimidar por tais arroubos de soberba e beligerância comuns às instituições do mundo, pois certamente nada tem a ver com o Poder do Alto.



O que nos importa, e sempre deve nos importar, é guardar os mandamentos do Senhor Jesus Cristo, conforme nos los atestam os Santos Evangelhos, e não os arrestos de pretensas Leis Canônicas alienadas do sentido apostolar e evangélico. Testemunhemos sim a Jesus Cristo como Único Senhor e Chefe da Santa Igreja, cuja Corporeidade Mística compomos como membresia presente no mundo, pelo Santo Batismo recebido e vivência dos demais Mistérios Eclesiais na Comunhão com Deus Três Vezes Santo. Kyrie Eleiçon!



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém

Abuna Philoseleos



======================== *** === *** === *** ============================


- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA (*) -

- EREMITÉRIO COMPAIXÃO SAGRADA (**) -


(*) Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ / (**) Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis, Duque de Caxias, RJ


2º - Tempo da Celebração - Parusia do Cristo Ressuscitado -

Durante 40 dias Ele se encontra com os apóstolos e discípulos e lhes transmitem ensinamentos.


02/05/2021 - 23ª semana - 5º Domingo da Páscoa - Mistério LitúrgicoO Cristo Ressuscitado nos prometeu o revestimento do Poder do Alto.


1* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



* - Estação Outonode 21/03/20 a 20/06/21 - Festival dos Frutos - Cor Litúrgica ´para o período: AMARELA - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.



2 * - Aspectos da leitura dos céus na faixa zodiacal:



Signo de Touro – 21/04/2021 a 20/05/2021

Lua Nova em 11/05/2021 –

Lua crescente em 19/05/2021-

Luas cheias em 26/05/2021 -

Lua minguante em 02/06/2021 -



3 * - Efemérides Semanais



- ===> Agradáveis Memórias diante de Deus nos dias da semana.

    ======================================

*** --- + --- ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário