quarta-feira, 25 de março de 2020

VOZES, PRECES E SUSSURROS ESPIRITUAIS


Monastério Sagrada Compaixão (Monasterion Hieroseleos)
Capivari, Duque de Caxias, RJ
Comunidade Mística Cristã Oriental
(Recolhimento e quietude, meditação e reflexão, conversão, jejum e penitência, oração cordial, união com o Uno Eterno Incriado, fraternidade universal)



17ª
REFLEXÕES MISTAGÓGICAS
O Catecumenato como Caminho de Espiritualização
- Despertando uma Nova Consciência de Cristicidade -

22/03/2020 – 17ª Semana do Ano Eclesial 1993 - 6º Domingo Penitencial – 3º Domingo da Grande Quaresma – Epistrofia = Conversão -

Mistério Litúrgico – Jesus de Nazaré prepara seus Epígonos – apóstolos e Discípulos e adota Ministérios para sua obra na terra – Grande Messe ou Seara do Senhor – que precisa de mais Operários.
DIA DO ACOLHIMENTO – ABSTINÊNCIA SEMANAL DE EMBUTIDOS E ENLATADOS.

- Leia em sua sua Bíblia: Mateus Capítulos 10 e 11.
- Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras.


Continuamos nossas reflexões e estudos ainda usando as exposições de Mateus para a nossa catequese; e agora vamos focar nos capítulos 10 e 11, nos quais vemos um Mestre Jesus dando início à dinâmica de implantação do seu Reino aqui na terra; ele começa o seu Ministério Público, a sua Messe, ou Seara, usando um paradígma dos agricultores da sua época, e para isto ele necessitará de Operários.

Jesus escolheu doze apóstolos – mas também certa vez enviou 72 discípulos – e começou a ensinar-lhes no modelo do “aprender fazendo”, pois iam com ele às cidades e aldeias no desempenho das suas tarefas, dando instruções, apresentando estímulos e falando das recompensas. É neste contexto que Jesus inicia o seu Ministério de Anunciar as Boas Novas do seu Reino, indo pelas cidades, vilas e aldeias.

Envolvidos nessas tarefas, vamos encontrar um Jesus muito atarefado, recebendo os enviados de João Batizador, de quem ele dá um excelente testemunho; trazendo à tona as questões das cidades impenitentes, que não deram atenção aos seus feitos portentosos, para as quais se reservam grandes sofrimentos; se afirma como Salvador dos Humildes e conclama a si todos os sofredores

===> Reflita e conscientize:

1 – A Messe de Jesus, a Seara de Jesus, o Reino de Deus na Terra, serão referências sinonímicas? Como você pensa esse assunto?
2 – Já que Jesus se referiu ao Reino Espiritual, se admitimos o Reino, admitiremos também os diversos Ministérios…. Quais ministérios principais você imagina nas comunidades do Reino?

3 – Quais são os lugares privilegiados para as pregações na época de Jesus de Nazaré? Quais seriam esses lugares privilegiados nos dias atuais?

4 – Jesus em suas pregações realizou vários milagres. Quais eram as justificativas para as realizações dos milagres? Quais eram as finalidades dos milagres?

5 – Há, houve, ou haverá consequências futuras para as comunidades impenitentes? O Que você acha? O que Jesus disse ou revelou?

===> Façam conversas em grupos, reflexões sobre essas chaves, buscando encontrar quais atitudes suas almas devem assumir face a cada mensagem percebida…. Assim, se pode caminhar na busca de ser melhor na trilha da “perfeição espiritual”.


O Catecumenato como
Caminho de Espiritualização:
- II MOVIMENTO CÓSMICO ESPIRITUAL -
- ARCO ASCENDENTE -
- A N T R O P O T É I A -
- E N D O E C L E S I A L I D A D E -
(A construção da Igreja Espiritual no Interior do ser humano)
1º Tempo – Preparações –
Epistata Philoseleos


------ ***** -----

Monastério Compaixão Sagrada (Hesichasmo) Monasterion Hieroseleos - fundado em 1994
Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420

Capelania Francisco de Assis – Ephemeria Hagios Gregórius Palamas.
Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado
São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário