sábado, 8 de fevereiro de 2020

VOZES, PRECES E SUSSURROS ESPIRITUAIS


Monastério Sagrada Compaixão – Monasterion Hieroseleos -
Capivari, Duque de Caxias, RJ
Comunidade Mística Cristã Oriental
(Recolhimento e quietude, meditação, conversão, jejum, penitência, oração cordial, união com o Uno Eterno Incriado, fraternidade universal)


09/02/2020 – 11ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 4º Domingo após Epifania do Cristo de Deus –
Mistério Litúrgico – A Cerimônia do Bar Mitzva – Jesus é recebido na comunidade dos adultos como “Filho da Lei” - Completude do Mistério da Sarkosis.


- Conclui-se o processo do Mistério da Sarkosis –

- Jesus de Nazaré é o “Filho do Homem” -


Anualmente iam seus pais a Jerusalém, para a Fests da Páscoa. Quando Jesus atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Terminado os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem”. (Lucas 2: 41-43)

(A narrativa desse fato encontra-se em Lucas 2: 41 - 52)
- Leia sua Bíblia
- Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. -



A maioria das culturas possui um “rito de passagem”, quando o jovem transita da vida infantil para a vida adulta. No judaísmo da época de Jesus jovem, isto acontecia após completar doze anos. De um modo geral, considera-se, a partir desse rito, que o jovem entrou na fase adulta, semelhante ao nosso costume no Brasil, considerando a idade da aquisição da “maioridade cidadã”, quando o brasileiro assume plenamente suas responsabilidades sociais, a partir dos 18 anos, sendo aqui o nosso “rito de passagem”, o jovem ajustar-se à sua situação militar.

A cerimônia do Bar Mitzvá no judaísmo marca essa transição, podendo ser considerado um verdadeiro “rito de passagem”, passando a partir daí, o jovem rapaz assumir todas as responsabilidades das suas ações, tornando-se um legítimo cidadão. Aí se completa a formação do homem, e portanto, é nessa fase que se considera a completude do fenômeno da encarnação, a realização do mistério da sarkosis.

É importante lembrar que todo ser humano tem o livre arbítrio, podendo fazer suas escolhas, e isso aconteceu também com Jesus de Nazaré, pois a partir desse episódio de sua presença no templo, dialogando com os doutores da Lei, os evangelhos silenciam sobre a vida de Jesus, só reaparecendo na vida pública lá pelos seus trinta anos, registrando um silêncio histórico sobre sua vida, dos 13 aos 30 anos.

Lembremos aqui, já que temos invocado as fases da formação da pessoa humana, que essa é a fase das operações do ego em suas singularidades identitárias, experiências de etnocentrismos, manifestações de personalidades, mas ao final, sempre haverá as possibilidades de escolhas e reelaborações do verdadeiro Eu, através do investimento na construção de um self idealizado. O que terá feito o jovem Jesus nesses 17 anos de silêncio histórico sobre sua vida?

Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, em nome do Filho, e em nome do Espírito Santo. Amém.

Epistata Philoseleos / Bispo Felismar Manoel

*** --- + --- ***

Diretório Litúrgico – Hemerológio Cristão 1993 (2019/2020)

I Movimento Espiritual e Cósmico - Arco descendente
3º – Tempo das reflexões sobre a importância do mistério da encarnação (Ágia Sarkosis) do Cristo Filho de Deus – A formação da Pessoa Jesus de Nazaré.

Cor Litúrgica Estacional de Verão: Vermelha – Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Lunações de Aquário (de 21/01 19/02/2020):
Lua nova em 24 de janeiro 2019 e Lua cheia em 09 de fevereiro de 2020

Têmporas Estacionais de Verão – Festival das Luzes - Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2019 – Protimia do Santuário e Ofícios de Têmporas:
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.


Efemérides da Semana de de 09/02/2020 a 15/02/2020

09/02/2020 – 4º Domingo após Epifania do Cristo de Deus.

John Hooper, mártir na fogueira, bispo de Worcester e Glaucester, colaborador do Livro de Oração Comum da Comunhão Anglicana; Jean de Bourdel, Mathieu Verneuil e Pierre de Bourdin, mártires por afogamento na Baia de Guanabara; Santa Apolônia.

10/02/2020 – Segunda feira – Santa Escolástica, virgem.
11/02/2020 – Terça feira – Nossa Senhora de Lourdes, - Angola e São Tomé e Príncepe.
12/02/2020 – Quarta feira – Santa Eulália de Barcelona, virgem e mártir.
13/02/2020 – Quinta feira - São Martiniano.
14/02/2020 – Sexta feira – São Valentim; Santos Cirilo, momge e Metódio, Bispo.
15/02/2020 – Sábado – São Cláudio Colombiere.

***** …….. *****

Monastério Sagrada Compaixão – Monasterion Hieroseleos – (Recolhimento) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420

Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas)
Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado
São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário