domingo, 30 de junho de 2019

30/06/2019 – SER MISSIONÁRIO NA DIMENSÃO DA VIDA PESSOAL


CATOLICISMO APOSTÓLICO SALOMONITA
União Cristã Credal Apostólica

CAPELANIA FRANCISCO DE ASSIS
Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro
Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Dom Felismar Manoel

II MOVIMENTO LITÚRGICO ANUAL
ECTOECLESIALIDADE

2º Período – Função Martirial –
(Seja missionário nas diversas situações da vida)

31ª Semana Litúrgica Eclesial 1992 – 1º Domingo Missionário.

Função Missionária da Semana – Seja Missionário/a na sua vida pessoal, para você mesmo.


Queridos irmãos e irmãs. O período missionário se prolonga por doze semanas e durante esse tempo vamos trazer para a nossa reflexão e vivência, as diversas diretrizes do MANUAL DO DISCIPULADO CRISTÃO adotado em nossa igreja.


Discipulado Cristão
A Grande Comissão de Jesus Cristo

1 - "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século".
Mateus 28: 18-20

2 - "E disse-lhes, Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados".
Marcos 16: 15-18

3 - Jesus lhes disse: "São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder".
Lucas 24: 44-49

4 - Jesus disse ao Pai, em oração, a respeito dos seus discípulos: "Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade . Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste". João 17: 18-21

Embora estas palavras de Jesus Ressuscitado tenha sido dirigida aos seus apóstolos reunidos junto a ele, e por ocasião da sua Ascensão aos céus, de certa maneira elas são dirigidas a todos os crentes fiéis batizados, por sermos todos membros do Corpo Místico de Cristo, e portanto, participantes do seu Sacerdócio Universal, cabendo a todos nós a tarefa de evangelizar e discipular, primeiro a nós mesmos e depois os outros.



Onde há discipulado, há um só coração e uma só alma

Lemos em Atos 2: 42-44: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum".

O catolicismo salomonita tem um "moto", um lema que o define em território brasileiro, sendo conveniente que os discípulos de Cristo que o compõem, que se identificam com ele. conheçam bem o significado de tal moto. É como segue:

"Ser um catolicismo autêntico voltado para Deus, para os seres humanos e para a pátria onde estiver atuando; livre de qualquer tutela política, tanto nacional, quanto de outra sede internacional; independente para agir, tão somente, em nome de Jesus Cristo, o Chefe da Igreja, e da legítima tradição apostólica."

O Que isto significa: Este moto quer afirmar a postura correta da Igreja Cristã Católica Apostólica no mundo, para que o Catolicismo Salomonita não seja confundido com os movimentos católicos também existentes, mas portadores de heresias antievangélicas, ou descontextualizadas do ensinamento cristão como proposto nos evangelhos, e nas cartas dos apóstolos que se harmonizam com o evangelho. É preciso ficar ciente que, qualquer doutrina cristã tem que ser respaldada no evangelho ou não se opor aos seus ensinamentos. O moto deve ser interpretado assim:

a) Entende-se por catolicismo "autêntico" um sistema salvacionista cristão que propõe a salvação para todos - brancos, pretos, amarelos, vermelhos, ou qualquer outra cor ou raça; criança, jovem. adulto, velho, ou de qualquer idade; masculino, feminino, ou qualquer outra identidade de gênero; sem nenhuma posse, pobre, remediado, rico, ou de qualquer classe social; de qualquer nacionalidade, ou cidadão do mundo; -

b) Entende-se por voltado para Deus, para os seres humanos e para a pátria onde estiver - as comunidades eclesiais e a instituição denominacional deve devotar-se aos assuntos religiosos de submissão a Deus, a seu Filho Jesus Cristo sob orientação do Espírito Santo, em ideologias de promoção do ser humano e nos interesses da pátria onde estiver atuando; -

c) livre de qualquer tutela política nacional, ou de outra sede internacional - o Catolicismo Salomonita considera a Igreja Cristã como uma realidade para estatal e meta nacional, que deve ser respeitada pelas políticas públicas de qualquer pais, ou nação, em igualdade de condições com outras formas de ideologias religiosas, sem ter vínculos de proteção especial de qualquer nação, pais, estado, ou sede internacional com pretensões hegemônicas; -

d) independente para agir tão somente em nome de Jesus Cristo, o Chefe da Igreja e da legítina tradição apostólica - o Catolicismo Salomonita defende o direito de agir diretamente pelo comissionamento de Jesus Cristo, a quem considera como o Único Chefe da Igreja Cristã, em nome do qual exerce o seu Ministério Ordenado nos graus de Bispos, Presbíteros, Diáconos e o Sacerdócio Universal de todos os Crentes Fiéis, que se inserem na Função Missionária da Igreja Cristã através do Batismo e da Crisma, se fazem membros do Corpo Místico de Cristo e participantes da Comunhão dos Santos na Verdadeira Igreja Cristã, no passado, no presente e no futuro, tanto na dimensão dos encarnados em nossas irmandades atuais, quanto na dimensão dos desencarnados no mundo espiritual. Valoriza a Tradição Apostólica legítima, ou seja, aquela que se prova nas Cartas Apostólicas do Novo Testamento ou que não se oponham aos claros ensinamentos dos Evangelhos Canônicos. -

O discípulo de Cristo está seguro de sua filiação divina, por adoção e 

graça, por isto ora a Deus como seu Pai. Quando em oração se refugia 

na paternagem ou maternagem de Deus, de modo íntimo e confiante. Em 

João 10: 30, Jesus afirma , "eu e o Pai somos um". Este seu 

relacionamento com o Pai sela o nosso destino, conforme afirma em 

Mateus 10: 32-33: ... aquele que me confessar diante dos homens, 

também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas 

aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de 

meu Pai, que está nos céus. 

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias, amigos e comunidades.
Catolicismo Apostólico Salomonita.
Irmão Felismar Manoel.


Cor Litúrgica para o período : VERDE (inverno) – Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação de nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


O CATECUMENATO COMO CAMINHO DE ESPIRITUALIZAÇÃO

Lição 32 - Pesquisar nos evangelhos as referências dos fundamentos da Igreja de Cristo, nos seus três aspectos: o aspecto da igreja espiritual; o aspecto da igreja congregacional; e o aspecto da igreja instituição denominacional.

- Efemérides da Semana -

30/06/2019 – 31ª Semana Litúrgica - 1ª Semana Missionária – Seja missionário na dimensão da sua vida pessoal, seja missionário sobre si mesmo

Primeiros Santos mártires da Igreja de Roma / Perseguição do Imperador Nero.

Segunda feira 01/07/2019 – Santo Aarão
Terça feira 02/07/2019 – São Bernardino Realino.
Quarta feira 03/07/2019 – São Tomé apóstolo.

Inicia o Festival das Bananeiras entre os índios pury da Fazenda dos Gregórios, em Guiricema, que irá durar até 24 de agosto, na festa de São Bartolomeu.

Quinta feira 04/07/2019 – Isabel de Portugal.
Sexta feira 05/07/2019 – Antonio Maria Zacarias, presbítero.
Sábado 06/07/2019 – João Huss, precursor da Reforma Protestante, em 1415; Maria Goreti, virgem e mártir.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário