domingo, 3 de março de 2019

03/03/2019 - JESUS NO DESERTO: É PROVADO E VENCE AS TENTAÇÕES


- II Movimento Litúrgico - Ciclo Ascendente – Antropoteia - 1º Tempo – Preparação - Metanoia e Katarsis Penitencial.

A ENDOECLESIALIDADE

14ª Semana Litúrgica Eclesial 1992 – Quinquagésima- 3º Domingo das Cinzas.

Mistério Litúrgico – Jesus é provado no deserto e vence as tentações – Prática do retiro, jejum e oração.

1 – …..” Jesus após seu batismo, foi levado ao deserto Pelo Espírito, para ser tentado pelo opositor. Depois de jejuar e orar por quarenta dias e quarenta noites, ele teve fome. Então o opositor lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Ao que Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

O opositor então o levou a Cidade Santa, colocou-o no pináculo do Templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos teus Anjos ordenara a teu respeito que te guardem; Eles te susterão em suas mãos, para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Levou ainda o opositor a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor Teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto. Com isto, deixou-o Satanás, e eis que vieram Anjos e o serviram.”

(Mateus 4: 1 - 11)


Queridos irmãos e irmãs! No mistério litúrgico de nossa reflexão e vivência nesta terceira semana penitencial, vamos encontrar Jesus de Nazaré sendo conduzido ao deserto para ser provado em sua condição humana, e percebemos esta prova por três categorias de tentadores: os tentadores diabólicos – os que jogam contra os nossos propósitos, principalmente naquelas questões em que somos mais fracos - que são queles que se valem das nossas pulsões internas, nossas programações biológicas instintivas, como no caso da fome, podendo ser em qualquer outra pulsão natural; os tentadores demoníacos – nas coisas que agradam ao povo, às massas populares - que são aqueles da esfera noética, ou seja, das ideias mais interesseiras à nível de povo; e por último, os tentadores satânicos - príncipe das trevas - que são aqueles que compõem as hostes dos anjos do mal, sob o comando do anjo decaído.

Nesta terceira semana penitencial vamos entrar na grande quaresma, tempo apropriado para o nosso jejum em espírito de oração. Jesus de Nazaré ensinou que certas castas de espíritos opositores de nossa vida no progresso espiritual, só podem ser vencidas pelo jejum e pela oração: este é um tempo apropriado para nossa vigilância do viver, buscando praticar o jejum e a oração, em espírito penitencial pelo arrependimento das coisas erradas de nossas imperfeições e pecados, em espírito de reparação.

Observemos que, ao se posicionar contra as investidas dos tentadores, em todas elas, Jesus de Nazaré usou a Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras. O uso das Sagradas Escrituras com reverência, propósito e apropriação de suas mensagens, aplicadas nos contextos adequados, constituem um salutar remédio para se combater as tentações desses espíritos levianos e malévolos, que tentam desviar as almas da luz de Deus. A busca ascética das virtudes cristãs, visando alcançar a diástesis anímica, constitui uma fonte segura para abrigar em nossas vidas as energias divinas. Pratiquemos.

Deus abençoe a todos os meus leitores, e às suas respectivas famílias, amigos e comunidades.
Catolicismo Apostólico Salomonita.
Abuna em Cristo.
Irmão Felismar Manoel.


Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã
Catequeses Mistagógicas .
O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.


Antropoteia - 1º Tempo – Preparação - Metanoia e Katarsis Penitencial.

Cor Litúrgica para o período : Vermelho (Verão) - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.


Práxis da Pastoral Ecológica – Agiazocronia = Santificação do Tempo: Sempre, com ”sabedoria” , lembrar que existem vínculos relacionais entre tempo, espaço e rítmo.

Dia 06/03/2019 - Lua Nova (neomênia) de Peixes e 20/03/2019 - Lua Cheia (plenilúnio) de Peixes.
21/03/2019 – ARCHE-ODOS – Ano Novo Cósmico – OUTONO -FESTIVAL DOS FRUTOS


03/03/2019 – Jesus é conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado.

17ª aula – Ler, refletir, vivenciar o contexto dos versículos referidos em Mateus 4: 1 -11.


1 – Jesus de Nazaré, já homem maduro (tinha 30 anos), se apresenta para iniciar a construção do Reino do Pai, nos corações das pessoas, nas almas piedosas, nas instituições, nas sociedades; ele quer trazer a salvação para todos os seres humanos de boa vontade.

A primeira lição que ele cumpre é de não valer-se de nenhum privilégio, se submetendo às normas do costumeiro sociocultural local, cumprindo assim o que é justo.

Era costumeiro nas iniciações dos Mestres Humanos, antes de saírem para o atendimento das massas, serem eles submetidos às provas das variadas tentações possíveis; também nesse aspecto Jesus procurou cumprir a justiça costumeira, e se apresentou no deserto conforme o Espirito Santo o conduziu.


Pesquisar, refletir, meditar, examinar cada um a si mesmo, buscando identificar sobre quais as tentações em que cada um cai mais? Qual é a categoria de espírito que mais nos confronta?

1 São os que usam as nossas pulsões internas?
2 Ou são os espíritos das ideias populares dominantes e interesseiras?
3 Ou são diretamente as tentações dos espíritos decaídos?

4 Quem somos nós de fato agora, presentemente, e quem queremos ser?
5 Estamos de fato decididos a fazermos essa ascese pessoal, visando criar em nós um estado de diástesis anímica para abrigar as energias divinas?


- Efemérides da Semana -

03/03/2019 – 14ª Semana Litúrgica - 3º domingo das cinzas -
Mistério Litúrgico - Jesus de Nazaré está no deserto para ser tentado – Práticas do retiro, jejum e oração.

Domingo – João e Carlos Wesley, presbíteros; Santo Hemetério.
Segunda feira 04/03/2019São Casimiro.
Terça feira 05/03/2019 – São Domingos Sávio.
Quarta feira 06/03/2019 – Santa Rosa de Viterbo.
Quinta feira 07/03/2019 - Santas Perpétua, Felicidade e seus companheiros, mártires; Fundação da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, em 1804.
Sexta feira 08/03/2019 - São João de Deus; DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
Sábado 09/03/2019 – São Gregório, bispo de Nissa; Santa Francisca Romana, religiosa; São Domingos Sávio, filho espiritual de São João Bosco.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário