sábado, 2 de fevereiro de 2019

03/02/2019 - A EDUCAÇÃO RELIGIOSA DE JESUS NO LAR DE NAZARÉ.


Mistério Litúrgico - Ainda o mistério da hagia sarkosis – A educação etno-religiosa de Jesus junto com seus pais, seus irmãos, seus parentes, seus amigos e seus vizinhos no lar de Nazaré – os processos de aculturação e a socialização secundária na formação da pessoa Jesus de Nazaré – Desenvolvendo o amor pelas Sagradas Escrituras.




1 – ….. Cumpridas todas as ordenanças segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré….. (Lucas 2: 39)

Na Galileia, cidade de Nazaré, Jesus crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele…….. (Lucas 2: 40)


Queridos irmãos e irmãs! Continuamos a nossa reflexão e vivência litúrgica de espiritualidade crístificadora, dentro ainda do conceito da hiara sarkosis, quando o Cristo Filho de Deus, uma Pessoa Divina, se encarna tornando-se também pessoa humana; esse tornar-se pessoa humana começou na sua santa concepção e se concluiu quando passou pelo cerimonial próprio para ser aceito na comunidade dos adultos, que aqui em nosso país dizemos que conquistou, ou entrou na maioridade legal.

Para se chegar a esse patamar, a criança passou pela convivência com as suas pessoas significativas, internalizando sua educação de base, geralmente de zero até os seis anos, entrando depois na fase da educação doméstica e também na sua educação etno-religiosa ou cultural familiar, que vai dos sete anos até a sua adolescência, quando então passará pelo “rito de passagem” para o mundo dos adultos.

Essa educação etno-reigiosa de Jesus foi feita junto com seus familiares, pais e parentes, frequentando e participando das festas e comemorações que ocorrem nas sinagogas e no templo de Jerusalém na época de Jesus. É interessante observar que o roteiro das festas e comemorações etno-religiosas do judaísmo, adota uma práxis muito ecológica, natural e histórica, e ao vivenciar essas celebrações o jovem se educa para a vida testemunhal, quer na esfera individual, familiar, social e nacional.

Jesus de Nazaré passou por esses processos e assim se tornou um cidadão humano da sua época. Aproveitemos para, de coração agradecido e alma jubilosa, amar esse seu ministério, pois assim ele nos assumiu como seres humanos, da descendência adânico-terráquea e pós edênica.

Deus abençoe a todos os meus leitores, e às suas respectivas famílias, amigos e comunidades.
Catolicismo Apostólico Salomonita.
Abuna em Cristo.
Irmão Felismar Manoel.


Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã
Catequeses Mistagógicas .
O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.


Teoantropeia - 3º Tempo – Pós Epifania do Cristo de Deus - Reflexões sobre a formação da pessoa de Jesus de Nazaré manifestada como Cristo de Deus.

Cor Litúrgica para o período : Vermelho (Verão) - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.


Práxis da Pastoral Ecológica – Agiazocronia = Santificação do Tempo: Sempre, com ”sabedoria” , lembrar que existem vínculos relacionais entre tempo, espaço e rítmo.
Dia 04/02/2019 Lua Nova (neomênia) de Aquário e 19/02/2019 a Lua Cheia (plenilúnio) de Aquário.



03/02/2019 – (Ainda o mistério da hagia sarkosis) – A educação etno-religiosa de Jesus na convivência do Lar de Nazaré


12ª aula – Ler, refletir, vivenciar o contexto dos versículos referidos em Lucas 2: 39, 40.


1 – Jesus teve uma vida juvenil no lar de Nazaré? Leia e reflita nos contextos referidos acima e pesquise sobre as principais festas e comemorações que são vivenciadas pelos judeus em suas sinagogas e templos. Assim ocorre a educação etno-religiosa dos jovens. Medite sobre isto; reflita criticamente sobre a formação de Jesus. Você acha que foi negado a ele esse direito de passar por essa experiência dos jovens? E você? Qual sua proposta pessoal?




- Efemérides da Semana -

03/02/2019 – 10ª Semana Litúrgica - 4º Domingo pós Epifania -
Mistério Litúrgico - A educação etno-religiosa de Jesus no lar de Nazaré.

Domingo 03/02/2019 – São Lourenço de Cantuária; São Brás de Sebaste, bispo e mártir; Ansgário de Hamburgo, bispo.

Segunda feira 04/02/2019 – Cornélio, o centurião; São João de Brito, presbítero e mártir; Santo André Corsini.
Terça feira 05/02/2019 – Mártires do Japão; Santa Águeda, virgem e mártir.
Quarta feira 06/02/2019 – Santa Doroteia, virgem e mártir; São Paulo Miki e companheiros, mártires.
Quinta feira 07/02/2019 - As Cinco Chagas de Cristo Senhor.
Sexta feira 08/02/2019 - São Jerônimo Emiliano.

Sábado 09/02/2019 John Hooper, mártir na fogueira, bispo de Worcester e Glaucester, colaborador do Livro de Oração Comum (Comunhão Anglicana);
Jean de Bourdel, Mathieu Verneuil e Pierre de Bourdin, mártires por afogamento na Baia de Guanabara;
Santa Apolônia.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário