sábado, 2 de junho de 2018

A LUZ DO MUNDO – O CORPO CRISTICO


Dom Fr. Felismar Manoel
Eremitério Compaixão Sagrada
Ordem dos Irmãos Salomonitas

Paz e bem meus irmãos e minhas irmãs.
Busquemos a unidade em Cristo sem ter medo de conviver com as diversidades culturais, cultuais e devocionais nos testemunhos da fé.

Domingo do Corpo Crístico, o Corpo de Luz


As Sagradas Escrituras nos ensinam:

1 – Os Santos Evangelhos segundo Mateus 5: 14 -15 (e também Marcos 9: 49 – 50; Lucas 14: 34 – 35).

Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vossoa Pai que esta nos céus.

O discipulado cristão nos conduz a pautar as nossas vidas conforme os ensinamentos de Jesus Cristo. Sabemos que no Evangelho segundo Mateus, capítulos 5, 6 e 7, Jesus apresenta as suas propostas objetivas de orientação para as nossas atitudes comportamentais, enquantos seus discípulos no mundo. Vemos que aí no texto acima, ele nos afirma, apresentando símbolos, a nossa condição de sustentáculos de uma sociedade sadia para o seu Reino na Terra, praticantes das virtudes que não permitem a degeneração social e moral de seus membros, pois nos qualifica como o sal da terra, esta substância química que evita o apodrecimento dos alimentos e a sua deterioração; se as pessoas forem virtuosas a sociedade humana será muito melhor e agradável ao Deus Todo Poderoso.
Vemos também, que Jesus nos afirma sermos a luz do mundo, e relaciona essa condição de luz com a prática das boas obras.

A luz é uma forma de energia eletro magnética, que se manifesta em cores conforme o seu espectro de frequências e comprimentos de ondas, sendo então que a luz branca contém os sete espectros com as cores do arco íres.

2 - Marcos 9: 2 – 5:

Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João e os conduziu a um lugar retirado, no alto de um monte, onde puderam ficar a sós. E ali Ele foi transfigurado diante deles. Suas vestes tornaram-se alvas, de um branco reluzente, como nenhum lavandeiro em toda a terra seria capaz de alvejá-las. Então, apareceu à sua frente Elias com Moisés, e estavam conversando com Jesus. …

No episódio de Jesus no monte, ele se transfigurou e tornou-se alvo como a neve, até mesmo as suas vestes. Três discípulos estavam com ele e atestaram para nós esses fatos; e também manifestou-se a sinarquia espiritual em comunhão com ele, mostrando que Jesus cumpriu o que sobre ele estava escrito, não se desviando por ideologias de conveniências, como ocorre ainda nos dias atuais com nossas instituições religiosas; com Moisés e Elias se fazem presente a Lei e os Profetas, em cujos contextos situam o seu ministério messiânico.


Enquanto vós tendes a luz, crede na luz, para vos tornardes filhos da luz.”

4 - Filipenses 2: 15.

para que vos torneis puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis, vivendo em um mundo corrompido e perverso, no qual resplandeceis como grandes astros no universo,


No convívio com Jesus Cristo ressuscitado, presente junto a nós em nossas congregações enquanto Corpo Místico, e em santa comunhão com todos os santos de sua glória, é preciso que vivamos na , alimentando a esperança em todas as suas promessas e praticando a caridade e outras virtudes, para nos tornarmos cada vez mais filhos da sua santa luz, a Luz Incriada de Deus, para fazê-la crescer em nós.

5 – Provérbios 4: 18.

A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando cada vez mais até a plena iluminação do dia.


Trazemos conosco a centelha da luz incriada de Deus quando somos concebidos, a nossa Imago Dei, a qual podemos desenvolver na medida que nos aperfeiçoarmos na prática das virtudes. A sabedoria de Provérbios nos aponta, que esse avivamento da chama divina em nós se faz gradativamente, como a claridade desde a aurora até a plenitude do dia; por outro lado sabemos da existência de várias raias do espectro luminoso, se desdobrando nas sete cores do arco-ires; creem muitos irmãos espiritualistas cristãos, que do coração do Cristo Divino emanam os sete raios da luz incriada de Deus, podendo encontrarmos na malha social da humanidade, diferentes graus de manifestações de vivências de temperamenntos nas personalidades espirituais, conforme seja o grau de afinidades vibracionais e virtudes praticadas pelas pessoas, existindo as do raio vermelho, do laranja, do amarelo, do verde, do azul, do índigo e do violeta, até alcançar a plena comunhão com a Deidade Substancial, na realização da antropotheosis enquanto membro do Corpo Místico de Cristo.

Meus amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo Filho de Deus. A nossa ectoeclesialidade naturalmente é fruto da assistência do Espírito Santo, o Paracleto que nos dinamiza para as boas ações enquanto membros do Corpo Místico do Cristo, Filho de Deus e Eterno Sacerdote; entretanto, o nosso fazer nesse ministério do sacerdócio universal como membros do Corpo de Cristo sempre será em nome da Santíssima e Indivisa Trindade, nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Como afirmou Jesus em seu avangelho e nos fortalece a Santa Tradição Joanina, o nosso viver no amor e comunhão com Deus, fará com que vivamos na Comunidade da Trindade Santa, e que sejamos morada do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É nisto que vamos viver como Luz do Mundo, manifestando em nós enquanto cristãos o nosso Corpo Crístico, o Corpo da Luz Incriada de Deus realizando em nós a zeosis humana na theosis divina. Reflitamos e demos graças por esse Santo Dom, e nos esforcemos por praticar as Sagradas Virtudes que de nós são requeridas.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Catolicismo Apostólico Salomonita
icai-ts







DIRETÓRIO LITÚRGICO CRISTÃO SALOMONITA

Hemerológio Cristão 1991 (de 03/12/2017 a 01/12/2018)
Ano Eclesial Cristão 1991 -
II Movimento do Tempo Litúrgico
Arco Ascendente - Antropotéia
- ANTROPOTHEOSIS – ECTOECLESIALIDADE -


Ideias Centrais:
- O ser humano se diviniza (Zeosis) na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo realizando a theosis do Divino ; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta.

Quadrante Estacional de Outono - Apropriação dos frutos – de 20 de março a 20 de junho -

Cor Litúrgica para o período : Amarela - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra.


Honra às Memórias Veneráveis
Efemérides cristãs da Semana:

03/06/2018 – 27ª Semana eclesial 1991 – Domingo do Corpo Crístico, o Corpo de Luz

Mistério Litúrgico – Ser agonista das virtudes cristãs e das boas obras.

Lucien Lee Kinsolving, bispo pioneiro anglicano no Brasil; São Carlos Lwanga e companheiros, mártires.

Dia04/06/2018 – Segunda feira – São Francisco Caracciolo.
Dia 05/06/2018 - Terça feira – Bonifácio, bispo e mártir; Dia internacional do meio ambiente.

Dia 06/06/2018 - Quarta feira – Estevão Rafael de Carvalho (Deputado pela Província do Maranhão) propôe IGREJA CATÓLICA AUTÔNOMA NO BRASIL, em 1835, através de projeto de Lei;
São Norberto, bispo; São Marcelino Champagnat, presbítero.
Dia 07/06/2018 - Quinta feira – Santo Antônio Maria Gianelli.
Dia 08/06/2018 – Sexta feira – Santo Efrém, diácono e doutor da igreja; Beata Maria do Divino Coração, nobre e religiosa.
Dia 09/06/2018 – Sábado - Columba, abade; Primeira edição do Livro de Oração Comum, em 1549; São José de Anchieta, sacerdote.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário