sábado, 18 de novembro de 2017

Tenha Compaixão pela Galáxia Via Láctea

- De 19/11 a 25/11/2017 - 51ª Semana do Ano Eclesial 1990 -
Ciclo da Antropotéia = Divinização da Humanidade
Tempo da Martiria Cristã – Período da Compaixão pelas Criaturas
10ª Semana – Ter Compaixão pela galáxia Via Láctea
Ministério das Sagradas Hierarquias de Mensageiros de Deus, a cargo do Ministério da Ordem dos Serafins de Deus


Monastério Compaixão Sagrada


 Ensinos da Sagradas Escrituras –

No Livro de Gênesis encontramos a forma bíblica de descrever a criação. No período da compaixão pomos em foco toda a Ordem Criada, partindo dos humanos, os mordomos da terra, criados na sexta etapa da criação e retroagindo todos os demais seres criados, também nossos irmãos de origem em Deus.
Hoje estamos refletindo sobre a galáxia Via Láctea onde está situada a nossa estrela sol, caminhando nessa infinita espiral e carreando consigo todo o nosso sistema de planetas, incluindo a terra, nosso cenário de sobrevivência e aprendizagem.
Lembremos que, em todos os capítulos 1, 2 e 3 do Gênesis, ao descrever as coisas criadas, Deus coloca o ser humano como mordomo da terra, considerando a terra como a nossa casa primeira, o cenário da nossa existência redentiva.

(Verifique a Bíblia, Gênesis 1, 2 e 3 – Versão livre de Giulini)


Meus irmãos e minhas irmãs. Estamos na penúltima semana do ano eclesial 1990, quando nós eclesianos estamos refletindo e nos esforçando para o exercício de uma pastoral ecológica, quando nós enquanto igreja, procuramos assumir as nossas responsabilidades como mordomos do planeta terra, o cenário que Deus nos deu como lar, como lugar para a nossa sobrevivência através de sucessivas gerações e também de nosso aprendizado, desenvolvimento, salvação e construção do Reino de Deus em Cristo.

O foco de nossa reflexão nesta semana é a “galáxia Via Láctea” onde estã situada a estrela sol, centro de nosso sistema planetário, onde se localiza também o planeta terra. É importante que tenhamos consciência de que também a galáxia se movimenta em um caminhar para algum lugar do infinito, e o nosso sol, carregando os seus planetas, também se desloca para algum lugar, e com ele vamos nós no planeta terra. Qual será o nosso destino? O que podemos fazer de objetivo em ordem ao nosso destino?

Aprendemos nos ensinamento das igrejas cristãs, fundamentadas em razoáveis fontes das Sagradas Escrituras, que “nós humanos fomos criados para amar e servir a Deus neste mundo atual e gozar de sua Santa Presença no Reino Espiritual”; entretanto, aprendemos também na vozes dos ensinamentos das igrejas cristãs, que ao fim de nossa jornada terrena teremos de enfrentar um julgamento sobre omo vivemos aqui. O que nós fizemos aqui na terra em ordem a nossa salvação, em ordem ao cuidar de nós, dos outros, das coisas do planeta e do próprio planeta. Sempre lembro-me das leiis das causas e seus efeitos e procuro submeter-me a um princípio que adotei de ordem prática: “Se na vida a sementeira (nossas ações) é livre, a colheita (as consequências de nossas ações) é obrigatória. Assim me preparo e convido a outros a também se prepararem, cultivando o empenho de devotar na teoria e na prática, um espírito de boa vontade e compaixão por todas as criaturas de Deus, tendo sempre em mente que, se tudo tem sua formação e criação em Deus, então todos somos irmãos de origem, incluindo ai todos os reinos da natuureza, o energético, o mineral, o vegetal, o animal, o hominal, o astronômico, o angelical e de modo geral, todas as criaturas de Deus. Pensemos: Qual será o veredito do julgamento de nossas ações? Será que estamos semeando o bem geral? As boas ações? A vida das virtudes? A prática da santidade? O amor agápico, incondicional, a todas as criaturas de Deus? Onde estará a GRANDE TRATERNIDADE CÓSMICA UNIVERSAL A DEPENDER DE NÓS AQUI NA TERRA? Lembremos sempre: “Se na vida a semeadura é livre para nós, a colheita é obrigatória”.

Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Tempo da Martiria Eclesial Cristã
Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que tem a igreja interna construída em suas vidas
Período da Compaixão – Compaixão por Todas as Criaturas de Deus

Estação Primavera – Festa das Flores
Cor Litúrgica do período: Azul Celeste - Simbolizando a alegria dos nossos propósitos diante de Deus.

-------------------------------------------------------------------------------------------
Efemérides da Semana:

Dia 19/1/2017 – 10º Domingo da Compaixão – Ter compaixão pela galáxia Via Láctea – Santos Roque Gonzáles, presbítero, e companheiros mártires
Dia 20/11 – Segunda feira – São Félix de Valóis.
Dia 21/11 - Terça feira – Apresentação da menina Maria (futura mãe de Jesus) no templo; Nossa Senhora Menina, devocional da ICAB.
Dia 22/11 - Quarta feira – Santa Cecília, virgem e mártir.
Dia 23/11 – Quinta-feira – São Clemente I, papa e mártir; São Columbano, abade.
Dia 24/11 – Sexta-feira – Santo André Dung-Lac e companheiros, mártires.
Dia 25/11 – Sábado – Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Misericórdia, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Um comentário:

  1. Como mordomos da terra, nosso papel é cuidar desse pontinho azul no meio do universo, mas essa tarefa está sendo cada vez mais esquecida por nós, com nossos smartphones e tablets.
    Estamos na era da informação, mas somos os mais desinformados ! Estamos caminhando a total alienação, e as preocupações cotidianas estão sempre acima de tudo o que nos parece ser de ordem inferior , como o nosso planeta por exemplo.
    Nunca se falou tanto sobre ecologia, teses e mais teses, todos sabem sobre, e o discurso está na ponta da língua, porém as atitudes não condizem com o mesmo. Está na hora de discursar menos e agir mais (me incluindo nessa soma), para que possamos sermos verdadeiramente mordomos do nosso planeta terra.

    ResponderExcluir