sábado, 7 de outubro de 2017

Tenha Compaixão pela Água e Minerais da Terra

- De 08 a 14/10/2017 - 46ª Semana do Ano Eclesial 1990 -
Ciclo da Antropotéia = Divinização da Humanidade
Tempo da Martiria Cristã – Período da Compaixão pelas Criaturas
4ª Semana – Ter Compaixão pela água e minerais da terra
Ministério da Ordem das Potestades

Monastério Compaixão Sagrada



Ensinos da Sagradas Escrituras –

No Livro de Gênesis encontramos a forma bíblica de descrever a criação. No período da compaixão pomos em foco toda a Ordem Criada, partindo dos humanos, os mordomos da terra, criados na sexta etapa da criação e retroagindo aos animais e aos vegetais, criados na sexta e quinta etapas, indo depois aos demais irmãos de origem, que como nós foram também criados por Deus.
Hoje estamos refletindo sobre os elementos do reino mineral, que compõe o solo de nosso planeta terra e a nossa irmã água, todos tão importantes na constituição corporal da humanidade, na constituição do solo e na manutenção da vida biológica.
Lembremos que, em todo o capítulo 1 do Gênesis ao descrever as coisas criadas, Deus coloca o ser humano como mordomo da terra, considerando a terra como a nossa casa primeira, o cenário da nossa existência redentiva.

(Verifique a Bíblia, Gênesis 1: 21 -31 – Versão livre de Giulini)


Meus irmãos e minhas irmãs. Em nossa reflexão nesta quarta semana da compaixão pelas criaturas de Deus, vamos atualizar esse mistério da criação, de modo litúrgico e espiritual, considerando a importância da água e de todos os elementos do reino mineral, importância tanto na constituição e manutenção da vida dos corpos biológicos de todo ser vivo, como na consistência do solo da terra, esse planeta considerado a nossa primeira casa, - a oikos grega que gera em nossos dias os termos ecologia e ecossistemas e até mesmo ecumenismo - . Todos eles são criaturas de Deus como nós, logo são nossos irmãos de origem, como muito bem pensava São Francisco de Assis.

Na condição de mordomos do planeta terra, temos uma responsabilidade na manutenção de todos esses irmãos de origem, zelando por suas funções teleológicas, para que eles cumpram as finalidades para as quais Deus os criou e os entregou ao nosso bom governo, enquanto mordomos que somos do nosso planeta. Teremos que prestar contas ao Tribunal Divino do nosso fazer para com eles. Para que não ficássemos tão só nessa tarefa, Deus colocou-a sob o Ministério da Ordem das Potestades, que fazem parte das Sagradas Hierarquias de Deus. Unamo-nos a esses seres angélicos em preces, meditações e orações, buscando aprender com eles o mais correto caminhar, para não fugir de nossas responsabilidades, devotando profunda compaixão pela água e todos os elementos minerais.

Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Tempo da Martiria Eclesial Cristã
Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que tem a igreja interna construída em suas vidas
Período da Compaixão – Compaixão por Todas as Criaturas de Deus

Estação Primavera – Festa das Flores
Cor Litúrgica do período: Azul Celeste - Simbolizando a alegria dos nossos propósitos diante de Deus.


-------------------------------------------------------------------------------------------

Efemérides da Semana:

Dia 08/10/2017 – 4º Domingo da Compaixão – Ter compaixão pela água e minerais da terra – Ministério da Ordem das Potestades de Deus. –---- Santa Pelágia, penitente.
Dia 09/10 – Segunda feira – Dionísio, primeiro bispo de Paris e seus companheiros, mártires no século III; São Luis Beltrão.
Dia 10/10 - Terça feira – Paulino, primeiro bispo de York, em 644; São Daniel Comboni.

Dia 11/10 – Quarta feira – São João XXIII, papa, promotor do ecumenismo católico na Igreja de Roma no Concilio Geral Vaticano II - acolheu nosso Bispo Salomão Ferraz em plenitude de comunhão – Concedeu-lhe a dignidade de Bispo Titular de Eleuternia;
Huldereick Zuinglio, presbítero e reformador suiço em 1531; Felipe, diácono e evangelista.

Dia 12/10 – Quinta-feira – Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil – devoção católica romana e popular no Brasil; Wilfrido, arcebispo de York em 709.
Dia 13/10 – Sexta-feira – Beata Alexandrina de Balazar, virgem; Eduardo, o confessor, rei da Inglaterra.
Dia 14/10 – Sábado – São Calisto I.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Misericórdia, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário