sábado, 16 de setembro de 2017

Tenha Compaixão pelos Humanos da Terra

- De 17 a 23/09/2017 - 43ª Semana do Ano Eclesial 1990 -
Ciclo da Antropotéia = Divinização da Humanidade
Tempo da Martiria Cristã – Período da Compaixão pelas Criaturas
13ª Semana – Ter Compaixão pelos Humanos da Terra
Monastério Compaixão Sagrada



Ensinos de Jesus –

Jesus disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés (O Pentateuco), nos Profetas e nos Salmos.

(Conforme Lucas24: 44 – Versão livre de Giulini)


Meus irmãos e minhas irmãs. Estamos hoje entrando no “Período dos Exercícios litúrgicos e espirituais da Compaixão por todas as Criaturas de Deus”.

Vemos no texto evangélico citado acima que Jesus aponta para os apóstolos a importância do cânon do Velho Testamento que fala dele e inclui os livros de Moisés, sendo o Gênesis o primeiro. Logo no início desse livro sagrado, em seus primeiros capítulos, o autor inspirado descreve a criação de todas as coisas a partir de Deus, sendo Ele o Único Pai de toda Ordem Criada, desde a própria terra, os céus, estrelas, planetas, galáxias e tudo o que existe; os minerais, os vegetais, os animais, os seres humanos, a abóbada celeste que nos cobre, as constelações, os planetas, as galáxias, as estrelas, os planetas, enfim, todas as coisas são originadas em Deus, semelhante a nós seres humanos; logo, toda a ordem criada faz parte de nossa irmandade, somos todos irmãos de origem em Deus.

Nesse período nossas reflexões litúrgicas e nossa prática de espiritualidade, a cada semana irá se dedicar a um tema dessa nossa vasta irmandade, e nessa semana o nosso tema é: . . . . . Ter Compaixão por Toda a Humanidade da Terra . . . . . e isto nós vamos fazer em uma muito grata companhia, em comunhão com o Ministério de Mequisedeque e dos Santos Anjos Custódios.

Meu irmão e minha irmã! Jesus disse que devemos aprender dele que é “manso e humilde de coração”; nos ordenou também que devemos nos amar, amar uns aos outros, como ele nos amou. O nosso exercício de compaixão pela humanidade da terra, passa por esse crivo; todo ser humano é um Cristo em potencial e devemos ver nele esse divino potencial. Devemos abolir de nós o “olhar” julgador sobre o outro, discriminador, e adotar a acolhida, com prudência naturalmente, e também com alteridade, pois cada um de nós é um ser diferente, singular, único, mas portador da mesma dignidade como pessoa humana e filho de Deus.

Deus abençoe a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Tempo da Martiria Eclesial Cristã
Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que tem a igreja interna construída em suas vidas
Período da Compaixão - 13ª Semana

Cor Litúrgica para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

-------------------------------------------------------------------------------------------
Têmporas Estacionais da Primavera
Festa das Flores.
- 21/09/17 – Quinta-feira -
- 22/09/17 – Sexta-feira -
- 23/09/17 – Sábado -
Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica do período da primavera: Azul Celeste - Simbolizando a alegria dos nossos propósitos diante de Deus.


Efemérides da Semana:

Dia 17/09/2017 – 13º Domingo Missionário – Ter compaixão por toda a humanidade.
-------------- Roberto Belarmino, bispo e doutor da igreja.
Dia 18/09 – Segunda feira – FRATERNIDADE FABIANO DE –------------CRISTO, fundação em 1973, no Rio de Janeiro; São –------------José Cupertino.
Dia 19/09 - Terça feira – Teodoro de Tarso, arcebispo de –------------Cantuária, em 690; São Januário, bispo e doutor da –------------igreja; Nossa Senhora da Salete.
Dia 20/09 – Quarta feira – John Koleridgi, bispo de Melanésia, –-----------e seus companheiros mártires, em 1871; Santo André –-----------Kin Taegon e companheiros.
Dia 21/09 – Quinta-feira – São Mateus, apóstolo e evangelista; –-----------Santa Efigênia, virgem; Santa Maura de Troyes, virgem.
Dia 22/09 – Sexta-feira – São Maurício.
Dia 23/09 – Sábado – São Pio de Pietreicina; São Lino, papa; Santa Tecla, apóstola e diaconisa.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Misericórdia, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário