sábado, 19 de agosto de 2017

Seja Missionário de Cristo no Mundo Habitado – na Dimensão Ecumênica.

- De 20 a 26/08/2017 - 39ª Semana do Ano Eclesial 1990 -
Ciclo da Antropotéia = Divinização da Humanidade
Tempo da Martiria Cristã – Período Missionário
9ª Semana – Ser Missionário na Dimensão do mundo habitado, que tem múltiplas e diversificadas vozes.
Monastério Compaixão Sagrada


Ensinou Jesus de Nazaré – o Cristo de Deus, o único chefe da Igreja:

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Conforme Marcos 16: 15-16 – versão livre de Giulini


Paz e bem, irmãos e irmãs! Somos um em Cristo!

Em nossa dinâmica de testemunho missionário, como pregadores do evangelho, enquanto membros da eclésia, Corpo de Cristo, manifestando a nossa ecto-eclesialidade, nessas doze semanas tivemos vários alvos definidos para a nossa pregação, tendo a oportunidade de refletir na “nação” quando fica muito presente a noção de identidade cultural de um povo; refletimos na semana anterior sobre a noção de “pátria”, evocando a instituição que nos oferece cidadania e garantia dos nossos direitos fundamentais enquanto pessoas; hoje estamos trazendo a noção de “mundo”, enquanto “terra habitada”, lugares que têm voz humana, evocando o ouvir a terra enquanto lar da humanidade, a terra habitada que tem voz, que canta, que chora, que reza, que vivencía a vida. a história, a existência, a oikosymenes dos antigos.

Consideremos: Se quando da ideia da nação fomos encorajados a refletir e exercitar o respeito e a dedicação de nossas identidades culturais, nossas individualidades como algo enriquecedor do diversificado patrimônio do Corpo Místico de Cristo através da sua membresia; na noção de pátria somos instados a refletir e assumir os valores, direitos e deveres da nossa condição de pessoas, ampliando nosso fraternalismo, solidariedade e responsabilidade com a malha social da nossa contemporaneidade cidadã; e agora? e hoje?

Hoje, evocando a noção de mundo, a noção de terra habitada, somos convocados a ouvir a voz de toda a terra na manifestação de nossa ecto-eclesialidade. O apelo de hoje, é o apelo do “ecumenismo por excelência”, pois Marcos em sua narrativa, nos transmite a ordenança cristã , no “ide a todo o mundo”, e ainda nos fala de pregar o evangelho a “toda criatura”; aqui está implícita também nossa ação generosa e responsável de discípulos de Cristo para com todos os nossos irmãos e irmãs de origem em Deus, toda a contemporaneidade da “ordem criada”, envolvendo certo viés etológico, pois quando pensamos o mundo enquanto a terra habitada, não podemos esquecer as inter-relações de harmonia que existem em todos os ecossistemas e a boa manifestação da vida que Cristo veio trazer à terra, a “zoês” de plenitude que ele graciosamente nos doou.

Será que nós cristãos temos ouvidos a voz da terra habitada? à voz de toda a ordem criada por Deus? Temos ouvidos a voz dos diferentes, ou apenas dos que nos bajulam, dos que concordam conosco? Nesse ítem temos falhados e muito...; inúmeras são as Instituições Religiosas e Denominações Eclesiais, que tem programas oficiais de “ecumenismo”, lindos e maravilhosos nos dias e semanas de previsão de “eventos” e calendários”, mas que tecem terríveis campanhas, veladas ou ostensivas, contra os irmãos diversos de si, mesmo quando eles também se agregam em atenção ao chamado do Cristo, no dia a dia do testemunho da vida e existência. Em nossa Denominação ICAI-TS, que surgiu como movimento de união cristã desde 1902, e que desde 1941 vivencia dentro da própria igreja a comunhão das quatro vertentes espirituais cristãs de natureza católica (protestantes, romanos, ortodoxos, ascetismo místico), a resistência a união é facilmente perceptível, mesmo sendo o principal carisma da espiritualidade salomonita, essa família clerical e religiosa que teve origem no trabalho apostólico do Venerável Bispo Salomão Ferraz, hoje já dispersa pelo mundo e muito fragmentada em Solo Brasileiro, fala de ecumenismo com carinho, mas muitos de nós não adotamos as mudanças intrínsecas para ouvir o outro irmão diverso de si. SOMOS DEVEDORES DE SALOMÃO FERRAZ, pois nos afirmamos salomonitas ou herdeiros de sua Sucessão Apostólica, mas a maioria de nós não conhece, nem manifesta interesse em conhecer, qual foi a proposta e a trajetória testemunhante do Venerável Bispo Salomão Ferraz. Que Deus tenha piedade de nós! NÃO ESMORECEREI E SEREI FIEL AO SEU APOSTOLADO ATÉ O FIM, POIS ESSE APOSTOLADO ATENDE AO DESEJO DE CRISTO EM SUA SANTA ORAÇÃO SACERDOTAL, CONFORME NOS RELATA JOÃO.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz


Tempo da Martiria Eclesial Cristã
Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que tem a igreja interna construída em suas vidas
Período Missionário - 9ª Semana


Cor Litúrgica para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Efemérides da Semana:


Dia 20/08/2017 – 9º Domingo Missionário – Ser missionário na terra habitada que tem voz.
--- São Bernardo. Abade e doutor da Igreja.

Dia 21/08 – Realinhamento às Orientações Salomonianas, 2010, Feira de Santana, Bahia, I coci-ts
São Pio X, papa.

Dia 22/08 - Terça feira – Nossa Senhora Rainha.
Dia 23/08 – Quarta feira – Institutas da Religião Cristã, publicação em 1535; Santa Rosa de Lima, padroeira da América do Sul.

Dia 24/08 – Quinta-feira – Ordenação Diaconal do Bispo Felismar Manoel, por Dom Manoel Ceia Laranjeira, 1965, Moquetá, Nova Iguaçu, RJ.
São Bartolomeu, apóstolo.

Dia 25/08 – Sexta-feira – São Luis de França, rei; São Joséde Calazans, presbítero.
Dia 26/08 – Sábado – São Zeferino, papa e mártir.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Misericórdia, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário