sábado, 24 de junho de 2017

Seja Missionário na Sua Vida Pessoal

Dom Felismar Manoel – Primaz
Catolicismo Salomonita
Testemunhando a União Cristã


 –- Somos os membros do Corpo de Cristo presente na terra até o fim dos séculos, como sal da terra praticando com sabedoria as virtudes cristãs e cívicas, e como luz do mundo, sustentando a prática das boas obras na construção do Reino do Pai Celeste. ---

Jesus Cristo nos apontou o caminho para sermos missionários de nós mesmos, na dimensão de nossa vida pessoal, nos apontando o roteiro das Bem Aventuranças.

Avante os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Avante os que choram, porque eles serão consolados. Avante os mansos, porque terão a terra como herança. Avante os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Avante os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia. Avante os limpos de coração, porque verão a Deus. Avante os sustentadores da paz, porque receberão o nome de filhos de Deus. Avante os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Avante os que sofrem injurias, perseguições, mentiras, mal falares, por causa de Jesus Cristo, porque eles serão felizes; regozijem e exultem de alegrias, pois grande é o seu galardão nos céus, pois assim também perseguiram aos verdadeiros profetas que viveram antes de nós.”



Conforme Mateus 5: 1 a 12 – versão livre de Giulini


Paz e bem, somos um em Cristo! Irmãos e irmãs!

Começa nesse domingo o exercício da dinâmica missionária da Igreja de Cristo, época em que a sagrada liturgia propõe para todos os que foram batizados e confirmados, a sua ação eclesial para fora, a preocupação com o cumprimento da missão que Jesus Cristo nos ordenou, de pregar o evangelho a todas as criaturas do mundo, de sermos as suas testemunhas até os confins da terra.

O nosso Diretório Litúrgico, o Hemerológio Cristão, nos propõe uma dinâmica didática, escalonando doze domingos com suas semanas, indicando em crescente o alvo missionário para cada semana, cabendo neste domingo inicial, sermos missionários para nós mesmos, sermos missionários na dimensão da nossa vida pessoal, nossa individualidade, nossas idiossincrasias, nossas subjetividades. Escolhi como tarefa para nossa reflexão, o caminho indicado por Jesus Cristo para a construção do Reino do Pai Celeste na terra, como ele apontou no sermão das Bem Aventuranças.

Consta que na tradição do aramaico, a palavra traduzida por “bem aventurança” traz também a ideia de um incentivo na continuidade da conduta, através dela é que se conseguirá a bem aventurança; preferi então citar o ensinamento de Jesus por essa forma, como acima referido. Temos ai então, a nossa primeira tarefa como missionários, aplicar os ensinamentos em nós mesmos, na nossa vida pessoal.

Jesus afirmou que nós cristãos somos com propriedade o sal da terra e a luz do mundo, e estabeleceu vínculos entre essas funções e a prática das boas obras. Nada melhor que nos preocuparmos na nossa vida pessoal, com a prática das bem aventuranças evangélicas, com a prática das obras boas; é pela prática das boas obras que seremos conhecidos como Filhos da Luz.

Aproveitemos meus irmãos e minhas irmãs, e comecemos nosso trabalho missionário, tendo como alvo de nossa pregação a nós mesmos, procurando refletir se estamos praticando as virtudes cívicas e cristãs, e também, se estamos praticando as boas obras propostas por Jesus Cristo, para de fato sermos o sal da terra e a luz do mundo.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz


Orientações Litúrgicas do Hemerológio Cristão
31ª Semana do Ano Eclesial 1990
- de 25/6 a 01/07/2017 -
Tempo Missionário - Martiria Eclesial
Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que tem a igreja interna construída em suas vidas
Período Missionário
1º Domingo – Ser missionário na dimensão da vida pessoal

Cor Litúrgica para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Efemérides da Semana:


Dia 25/06/2017 – Domingo Missionário – Ser missionário de sí mesmo, na sua vida pessoal.
-------------------- São Máximo de Turim; Confissão de Augsburgo, 1530.
Dia 26/06 – Segunda-feira – São Josemaria Escrivá, sacerdote.
Dia 27/06 - Terça feira – São Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da igreja.
Dia 28/06 – Quarta feira – Santo Irineu, bispo e mártir.

Dia 29/06 – Quinta-feira – Sagração Episcopal de Dom Manoel Ceia Laranjeira, em São Paulo, em 1951, unindo três tradições eclesiais:
Bispo sagrante principal Dom Salomão Ferraz (Igreja Católica Livre), tendo como co-sagrantes Dom John Perkovisk (Igreja Vétero Católica Polonesa) e Dom Jorge (Igreja Católica Brasileira).
São Pedro, papa e São Paulo, apóstolos.

Dia 30/06 – Sexta-feira – Primeiros santos mártires da Igreja de Roma – perseguição do Imperador Nero.
Dia 01/07 – Sábado – Santo Aarão.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz Cristo Libertador, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.

Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário