sábado, 4 de junho de 2016

Seja Missionário na sua Vida Pessoal.

Ano Litúrgico 1989
05/06/2016 - 28ª Semana Eclesial
Período Missionário
1º Domingo – Ser missionário para si mesmo


Estamos vivenciando o tempo testemunhal cristão, conforme prescreve o Hemerológio Cristão, um dos primeiros diretórios litúrgicos do catolicismo apostólico, adotado pelo catolicismo salomonita e seguido pelo maior número de igrejas católicas do planeta, e que, no nosso caso, se harmoniza também com o ano cristão eclesial das igrejas católicas reformadas, que divide o ano litúrgico em 52 semanas.

Estamos vivenciando o Tempo Testemunhal Cristão, também denominado tecnicamente de Tempo Martirial, por causa da influência da língua grega no cristianismo nascente e nos primeiros séculos de vida cristã. Assim temos o Tempo Testemunhal dividido em três períodos:
- o Período dos Fundamentos da Igreja, composto por três semanas, quando se fundamenta a vivência litúrgica em três pontos básicos, ou seja, o Empoderamento no Espírito Santo, o ministério exercido em Nome da Santíssima Trindade e a presença do Corpo de Cristo Ressuscitado no mundo até o fim dos tempos, através das ações dos diversos cristãos que compõem o Corpo Místico de Cristo, enquanto se comportarem como sal da terra e luz do mundo
- o período missionário, composto por doze semanas, quando os cristãos irão manifestar a dinâmica missionária da igreja, sendo sal da terra e luz do mundo, se dirigindo a todas as dimensões de suas vodas de relação;
- o período da compaixão, também cerca de doze semanas, quando os cristãos deverão exercer a compaixão por todas as criaturas de Deus, em uma cultura de paz, de amor, de alteridade, de generosidade, de solidariedade, de fraternidade, sentindo-se irmanados com toda ordem criada.

Nesse primeiro domingo do período missionário, devemos vivenciar a primeira dinâmica missionária da igreja de cristo, isto é, ser missionários para nós mesmos, ser missionários em nossa vida pessoal.

A lição de Jesus Cristo para nós cumprirmos esse dever, se encontra nos evangelhos:

Vocês são o sal da terra, enquanto praticantes, com sinceridade, das virtudes que ele apontou, pois é essa atitude testemunhal nossa que não permitirá a decomposição moral das comunidades sociais.
A figura do sal utilizada por Jesus, refere-se ao uso do sal conhecido naquela época, e que até nos dias de hoje ainda se usa, para evitar que os alimentos orgânicos se decomponham; semelhantemente, se os cristãos forem virtuosos, impedirá que o resto da comunidade social se degenere no mundo do vício e da impiedade.
Jesus apontou também, que os cristãos são a luz do mundo, posto que devemos confessar com nossas crenças, nossas atitudes,nossos discursos, nossas comunicações, nosso modo de ser, a sabedoria que vem do evangelho a nós revelado por Ele, o Filho de Deus encarnado no mundo dos humanos.
Jesus alerta-nos que uma luz não é colocada nos lugares baixos e escondidos, mas sim nos veladores, nos postes mais altos, para que ela ilumine em todo o seu redor.
Essa figura da luz usada por Jesus, nos aponta a nossa tarefa de sermos confessantes da sabedoria dos evangelhos, ao lado de sermos praticantes das virtudes por ele ensinadas “.

(Conforme Mateus 5: 13-16; Marcos 9: 49-50; Lucas 14: 34-35.- versão livre de Giulini)

Assim, caros irmãos e irmãs, sejam missionários para vocês mesmos; examinem-se a si mesmos, se estão praticando as virtudes cristãs, ou se estão sendo dominados pelas práticas do mundo. De modo semelhante, examinem-se a si mesmos, se estão ostentando uma vida de prática da sabedoria do evangelho de Jesus Cristo. Recebemos de Jesus Cristo Ressuscitado a incumbência de sermos as suas testemunhas em todo mundo, estando Ele conosco até o fim dos tempos, através de nossas ações como membros vivos do seu Corpo Místico; pois fomos nele inseridos pelo nosso santo batismo, participamos do sacramento do seu corpo e sangue na comunhão como Ele ordenou, no pão e no vinho consagrados, como alimento espiritual, não desviado da sua função litúrgica, mas como anamnese ou memorial da sua vida, praticando as virtudes e a vida de sabedoria evangélica, como sal da terra e luz do mundo, como membros do seu Santo Corpo Místico no mundo.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel

Bispo Primaz


Diretório Litúrgico da Semana –
05/06 a 11/06/20162016 – 28ª Semana Eclesial 1989 –

Mistério Litúrgico – Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Testemunhemos na nossa vida, os ensinamentos do Cristo no mundo, pois somos membros do seu corpo e um dos outros na comunhão dos santos.
Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana de 05/6 a 11/06/2016:

Dia 05/61.º Domingo Missionário – Ser missionário na dimensão da vida pessoal.

Dia 05/6 – Domingo – Bonifácio, bispo missionário na Alemanha, mártir, 754.
Dia Internacional do Meio Ambiente.
Dia 06/6 – Segunda feira - Norberto, bispo de Magdeburgo, Alemanha, 1134.
Dia 09/6 – Quinta feira - Columba, abade de Iona, 597.
Livro de Oração Comum (LOC), 1ª edição, 1549.
Dia 10/6 – Sexta feira - Efrém, diácono de Edessa, Siria, 373.
Dia 11/6 - Sábado – Barnabé, Apóstolo.


Cor Litúrgica da Estação do Outono : Amarelo –

Simboliza a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, manifestado o Filho de Deus.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário