sábado, 14 de maio de 2016

Feliz Aniversário da Igreja Cristã – Empoderamento pelo Espírito Santo

Ano Litúrgico 1989
15/05/2016 - 25ª Semana Eclesial
Domingo de Pentecostes



Em 29/11/2015 iniciamos o nosso Ano Litúrgico Cristão 1989, conforme o Hemerológio Cristão das comunidades cristãs primitivas, elaborados a cada ciclo, para cumprir a ordenança de Jesus Cristo de celebrar o memorial (anamnese) dos mistérios de sua vida, ordenança essa ocorrida por ocasião da celebração da Santa Ceia, no ano 34 de nossa Era Cristã.

Esse domingo estamos Celebrando o Pentecostes, quando Jesus Cristo Filho de Deus, já assunto aos céu à direita do Pai, enviou o Espírito Santo Paracleto prometido pelo Pai, para empoderar os apóstolos e discípulos e dar-lhes as condições para iniciar a dinâmica Igreja Cristã Apostólica, que teve assim, o seu início lá em Jerusalém há 1989 anos atrás, e assumindo o seu papel missionário, se espalhou por todo o mundo, estando aqui presente junto a nós. Estamos portanto hoje, no domingo de pentecostes, comemorando os 1989 anos de fundação da Igreja Cristã pelos apóstolos, fundamentados nos ensinamentos de Jesus conforme constam nos quatro evangelhos.

Iniciamos agora o tempo missionário da igreja, quando cada cristão batizado, que participa como membro do Corpo de Cristo, deve assumir a função missionária da igreja, refletindo sobre os ensinamentos de Jesus cristo contido nos evangelhos, e aplicando tais ensinamentos no mundo através da sua vida de testemunho cristão.

A liturgia desse tempo missionário conforme o Hemerológio Cristão, terá três períodos especiais: o período dos fundamentos básicos, composto por três semanas; o período missionário, composto por doze semanas; e o período da compaixão por todas as criaturas de Deus, que dura também em torno das doze semanas.

Nossa igreja vivencia a união cristã ecumênica, por isso ela observa também as referências próprias das cinquenta e duas semanas, conforme observado pela igreja evangélicas da Reforma, podendo as comunidades desenvolverem reflexões do calendário evangélico das Igrejas Católicas Reformadas.

Em Atos lemos que:

No tempo da festa judaica de pentecostes, estavam todos os discípulos reunidos no mesmo lugar, quando veio do céu um som, semelhante ao de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde eles estavam assentados. Apareceram sobre cada um deles como línguas, ou labaredas de fogo e todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia falar.”
(Atos 2: 1-4 – versão livre de Giulini)

Meus irmãos e minhas irmãs! A família salomonita
é composta por várias ordens, congregações e comunidades eclesiais, sendo todas elas marcadas pelo carisma do alforriamento dos cristãos pela graça redentora de Jesus Cristo, razão porque vivenciamos a autonomia e maioridade religiosa nos países ou nações onde atuamos, mas mantendo unidade na fé plantada no batismo com todos os cristãos, sejamos ortodoxos, romanos, reformados, evangélicos, e espiritualistas cristãos. Somos praticantes do unionismo cristão, testemunhando o ecumenismo intra eclesial e inter eclesial, não só como política de boa vizinhança, mas como participação nos trabalhos missionários, pastorais e comunitários.

Nesse período tivemos o tríduo de rogações ao Espírito Santo, pedindo que nos impulsione para a superação das dificuldades que cada um de nós enfrenta, quando se propõe a conviver e colaborar com o outro cristão, com algum carisma diverso do nosso, principalmente nós, que enfrentamos a indiferença de outros irmãos comprometidos com alguns órgãos próprios para fomento do ecumenismo, e de outros, que em nome da ideologia da hegemonia, nos combatem fazendo afirmações inverídicas, caluniosas e anti cristãs. Roguemos ao Espírito Santo que nos perdoe a todos, se às vezes não suportamos esse pesado fardo que eles nos imputa às costas, mas que derrame o seu fogo consumidor, para reparar as arestas salientes.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel

Bispo Primaz

Diretório Litúrgico da Semana -  de 15 a 
21/05/2016 – 25ª Semana Eclesial 1989 –

Mistério Litúrgico – Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Testemunhemos na nossa vida, os ensinamentos do Cristo no mundo, pois somos membros do seu corpo e membros um dos outros na comunhão dos santos.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana de 15 a 21 de abril de 2016:

Dia 15/5 – Domingo de Pentecostes - Os discípulos são empoderados pelo Espírito Santo par testemunhar Cristo no mundo.
Dia 15/5 – Domingo - Dia Internacional da Família.
Dia 16/5 – Brendan, missionário na Irlanda.
Dia 20/5 - Alcuino de York, abade de Tours, 804.

Cor Litúrgica da Estação do Outono : Amarelo –

Simboliza a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, manifestado o Filho de Deus.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário