Tempo
Litúrgico – Pós Epifania do Cristo
Reflexões
sobre a formação da pessoa Jesus de Nazaré
08/02/2015
– 11ª semana do ano eclesial 1988
=>
5º Domingo pós Epifania do Cristo de Deus
===>
Observações: Neste ano não teremos espaço de tempo para refletir
sobre o silêncio histórico da vida de Jesus, que compreende o
espaço dos seus 13 aos 30 anos, quando se presume que ele tenha
estado em contato com a Comunidade dos Essênios. Alguns grupos
espiritualistas cristãos e não cristãos tem como certa esta
participação e alguns textos históricos possibilitam explorar esta
hipótese.
Reflexões
– O Rito de Passagem de Jesus de Nazaré.
(A
Cerimônia Judaica do Bar
Mitzva)
“
Quando
ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da
festa.”
Lucas
2: 42.
Nesta
semana estamos comemorando o Rito de Passagem de Jesus de Nazaré, a
cerimônia judaica do Bar
Mitzva, quando
o jovem adolescente é introduzido na vida adulta, passando a ser
considerado “filho da lei”; querendo isto dizer que, a partir
desse evento a pessoa passa a ser responsável pelo seu comportamento
face a Lei Sagrada, face às prescrições da Torá (os cinco livros
de Moisés).
A
cerimônia do Bar
Mitzva encontra-se
fundamentada na sagrada ordenança do Shema
Israel, conforme
está escrito em Deuteronômio 6: 4-9, constituindo um mandamento
para as famílias de Israel. Procure na sua Bíblia e veja como foi
enfático este mandamento para as famílias do Povo de Deus. Parece
que na época atual, o povo cristão ignora esta ordenança, sendo
poucos os segmentos cristãos que a observam como uma rotina
normativa.
Nos
rituais cristãos esta cerimônia foi substituída pelo sacramento da
Confirmação, também chamado Crisma, mas perdendo o seu sentido de
Rito de Passagem, tornando-se uma cerimônia simbólica, posto que
conferida às crianças, quando as mesmas não tem aparelho
cognitivo, nem maturidade geral desenvolvidos suficientes, para
tornar aquele ou aquela que recebeu o sacramento, conscientemente
responsáveis para assumirem o papel de missionário da Igreja de
Cristo, testemunhando plenamente a nova vida na Graça do Cristo pelo
mundo, como fermento na massa, como sal da terra e como luz do mundo.
Algumas
comunidades do Catolicismo Apostólico Salomonita procedem assim: os
próprios pais batizam seus filhos ao oitavo dia de nascido em suas
residências e quando completam os quarenta dias, vão à igreja
paroquial para apresentá-lo à comunidade e consagrá-lo à Deus,
quando então o pároco faz as unções sagradas e lança seu batismo
nos livros da paróquia; após a criança completar os sete anos ela
é instruída, faz a renovação das promessas do batismo e participa
da Primeira Comunhão; após completar os quatorze anos, os jovens
são adequadamente instruídos e fazem a cerimônia do Rito de
Passagem recebendo o Sacramento da Confirmação ou Crisma; ao
completar os vinte e um anos, considera-se apto para o casamento ou a
ordenação ministerial. Seria bom se isso virasse uma norma, ou uma
prática costumeira.
Que
Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho
e
do
Espírito
Santo.
Dom
Felismar Manoel – Bispo Primaz
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo
Apostólico Salomonita
Diocese
Primacial do Brasil
Matriz
União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana
"Salvação pela Graça"
Estrada
das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras
Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Cores
Litúrgicas:
Pastoral
Ecológica - Estação Verão - Festa das Luzes – Cor Vermelha
-
Simbolo
da coragem e da tenacidade dos cristãos na prática do amor e
caridade para com todas as criaturas de Deus.
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