domingo, 8 de fevereiro de 2015

O Rito de Passagem de Jesus de Nazaré

Tempo Litúrgico – Pós Epifania do Cristo
Reflexões sobre a formação da pessoa Jesus de Nazaré

08/02/2015 – 11ª semana do ano eclesial 1988
=> 5º Domingo pós Epifania do Cristo de Deus

===> Observações: Neste ano não teremos espaço de tempo para refletir sobre o silêncio histórico da vida de Jesus, que compreende o espaço dos seus 13 aos 30 anos, quando se presume que ele tenha estado em contato com a Comunidade dos Essênios. Alguns grupos espiritualistas cristãos e não cristãos tem como certa esta participação e alguns textos históricos possibilitam explorar esta hipótese.



Reflexões – O Rito de Passagem de Jesus de Nazaré.
(A Cerimônia Judaica do Bar Mitzva)

Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
Lucas 2: 42.


Nesta semana estamos comemorando o Rito de Passagem de Jesus de Nazaré, a cerimônia judaica do Bar Mitzva, quando o jovem adolescente é introduzido na vida adulta, passando a ser considerado “filho da lei”; querendo isto dizer que, a partir desse evento a pessoa passa a ser responsável pelo seu comportamento face a Lei Sagrada, face às prescrições da Torá (os cinco livros de Moisés).

A cerimônia do Bar Mitzva encontra-se fundamentada na sagrada ordenança do Shema Israel, conforme está escrito em Deuteronômio 6: 4-9, constituindo um mandamento para as famílias de Israel. Procure na sua Bíblia e veja como foi enfático este mandamento para as famílias do Povo de Deus. Parece que na época atual, o povo cristão ignora esta ordenança, sendo poucos os segmentos cristãos que a observam como uma rotina normativa.

Nos rituais cristãos esta cerimônia foi substituída pelo sacramento da Confirmação, também chamado Crisma, mas perdendo o seu sentido de Rito de Passagem, tornando-se uma cerimônia simbólica, posto que conferida às crianças, quando as mesmas não tem aparelho cognitivo, nem maturidade geral desenvolvidos suficientes, para tornar aquele ou aquela que recebeu o sacramento, conscientemente responsáveis para assumirem o papel de missionário da Igreja de Cristo, testemunhando plenamente a nova vida na Graça do Cristo pelo mundo, como fermento na massa, como sal da terra e como luz do mundo.

Algumas comunidades do Catolicismo Apostólico Salomonita procedem assim: os próprios pais batizam seus filhos ao oitavo dia de nascido em suas residências e quando completam os quarenta dias, vão à igreja paroquial para apresentá-lo à comunidade e consagrá-lo à Deus, quando então o pároco faz as unções sagradas e lança seu batismo nos livros da paróquia; após a criança completar os sete anos ela é instruída, faz a renovação das promessas do batismo e participa da Primeira Comunhão; após completar os quatorze anos, os jovens são adequadamente instruídos e fazem a cerimônia do Rito de Passagem recebendo o Sacramento da Confirmação ou Crisma; ao completar os vinte e um anos, considera-se apto para o casamento ou a ordenação ministerial. Seria bom se isso virasse uma norma, ou uma prática costumeira.
Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Cores Litúrgicas:
Pastoral Ecológica - Estação Verão - Festa das Luzes – Cor Vermelha
- Simbolo da coragem e da tenacidade dos cristãos na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.





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