sábado, 10 de novembro de 2012

Ter Compaixão pela Via Láctea




II Movimento (Ciclo) - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial.
51ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa.
Período da Compaixão: ====> Ter compaixão por todas as criaturas de Deus.
11/11/2012 - Décima Semana da Compaixão - Ter compaixão pela Via Láctea.

Cores Litúrgicas:
Azul Celeste (Estação Primavera) - Celebrativo da alegria dos nossos propósitos diante de Deus.

Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Neutralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.



Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve som;
no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até os confins do mundo.
Aí pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho.
Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.
Salmo 19: 1-6.

Meus caros irmãos e irmãs! Estamos na décima semana da compaixão (11/11/2012), quando o Hemerológio Cristão nos propõe como espiritualidade litúrgica, as vivências sobre a compaixão pela "via láctea".
Com certeza, muitos de meus leitores não devem ter idéia clara do que vem a ser essa via láctea. Em termos astronômicos é a morada da estrela que conhecemos sob o nome de sol, foi lá que Deus fixou a sua tenda, mas que parece ser também um caminho, pois que se configura como uma espiral composta de uma infindavel quantidade de corpos estelares, planetários e siderais.

Com absoluta certeza, o meu linguajar não tem a correção dos enunciados dos cientistas, mas a minha humilde convivência com relatos e testemunhos de irmãos de outras "eras" e de outras "comunidades", impregnados que são do amor de Deus e do respeito adorante ao Eterno Vivente Universal, através da meditação (sinesis) de sua obra criadora, também me faz um adorante do Deus de Jesus Cristo que a tudo isso deu origem. Louvado seja o seu Santo Nome e que todas as suas ciaturas lhe devotem respeito e adoração!

Os monastérios espiritualistas cristãos, mais apegados a tradição das Escrituras Sagradas no contexto da Cabala e do Zohar, apontam que o ministério do zelo pela Via Láctea, junto às Hierarquias Espirituais, fica sob a responsabilidade da Ordem dos Serafins de Deus.

O salmo 19 é pontuado por essa tradição monacal como uma referência à Via Láctea, onde o sol tem sua morada, mas também o sítio onde ele (sol) hospeda o nosso planeta terra, fazendo-nos transitar com ele (sol) por um caminho de estrelas, levando-nos a um destino do bem traçado pelo Autor da Vida.

Alerta-nos esses irmãos, que temos a total responsabilidade ao desviarmo-nos desse porvir glorioso para nós planejado, trocando-o por um porvir de dores, angústias e sofrimentos, quando nos distanciamos das leis que regem o "caminho do meio", conforme nos assinala o Santo Paracleto de Deus, quando em Jesus Cristo partilhamos de sua comunhão junto ao Pai.

Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos nós e com todos permaneça para sempre!
       Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
        Catolicismo Apostólico Salomonita
          Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário