FRATERNIDADE – FiladelfÍa Régia de Acolhimento pró Eternidade – Ordem Religiosa de Mística Cristã Apostólica mantida pela Fraternidade Fabiano de Cristo desde 1973 – Rua Francisco Eugênio, 180, São Cristovão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
- 29/12/2024 – 9 Semana do Ano Eclesial Cristão 1999 – Domingo pós Natal – A Família Jesus, Maria e José, Núcleo de Bençãos para a Família Jesuânica da terra.
Bem vindos Irmãos e Irmãs! Saudações reverentes ao Cristo que se manifesta na vida de cada um de vocês.
Lucas 2: 16 ===> Os pastores exortados pelo anjo buscaram ver a família com seu novo filho… “Foram apressadamente e acharam Maria e josé e a criança deitada na manjedoura”.
Há uma importância fundamental da família como suporte exitoso da criança que nasce. Existem culturas que não separa a mãe do seu filho ou filha dentro dos quarenta dias após o nascimento. Entre o povo da minha etnia pury, nos primeiros quarenta dias após o nascer, a mãe é sempre associada ao seu filho, u filha, por isto se refere a eles como “inhãteí”, querendo dizer “a mãe com seu filhinho”. Em condições normais de saúde a mãe faz pleno acolhimento do seu neném. Além deste acolhimento, a mãe exerce também “os cuidados” que este novo ser que chegou ao mundo necessita para se firmar e tornar-se um de nós, o que é bastante especial no caso desta Família Sagrada, pois tratou-se do Filho de Deus que pela Sarkosis veio ser um de nós humano.
Sabemos que a mulher quando foi formada pelo Ser Eterno, foi ela dotada potencialmente dos atributos que lhe são necessários para o bom cumprimento destas abençoadas tarefas maternais. E o pai? O que lhe coube? Coube a José enquanto pai ou tutor, o que cabe ainda entre nós em nossos dias, embora muitos homens fujam dessa responsabilidade, “ser o suporte”, assumindo as competências para a segurança e provisão desse lar, agora acrescido de mais um membro da grande família chamada humanidade. No presente caso, como se trata de Jesus de Nazaré, uma tarefa auspiciosa mas com grandiosa responsabilidade, pois se trata do Filho de Deus que está vindo como Filho da Humanidade para ser o Emanuel, o Deus vivendo conosco. Certamente que José é um crente fiel e reverente no Ser Eterno, e por isto recebe bem as colaborações do ministério dos anjos, pontuando aspectos mais convenientes de suporte para o exercício das suas competências a favor deste nascituro, até que Ele conclua o seu processo de plena encarnação enquanto pessoa humana.
Meditemos irmãos e irmãs neste contexto desta família assumindo as competências de trazer ao mundo da humanidade, aquele que é o Filho do próprio Ser Eterno!?! Muitas são as forças que articulam para que esta missão não seja exitosa… E nas nossas vidas pessoais? Estamos dispostos a dinamizar em nossas almas os potenciais desse Cristo que quer desabrochar em nosso interior? Reflitamos com sinceridade nesta nossa tarefa, apropriada para um cristão jesuânico.
Atenção! Com sabedoria. Atenção!
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.
Abuna Philoseleos
*** ====================================== ***
1.0 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.
1.1 - Estação verão CÔR LITÚRGICA PARA O PERÍODO ESTACIONAL – VERMELHO –
1.2 – Comemorações semanais de dezembro de 2024:
29- Tomás Bercket, arcebispo de Cantuária.
30- São Rugero.
31- John Wycliff, precursor da Reforma Protestante em 1384; Silvestre I.
JANEIRO 2025
01- Santo nome de Jesus Cristo e Circuncisão do Senhor;
Dia Mundial da Paz;
São Fulgêncio.
* Entronização de Dom Manoel Ceia Laranjeira como Patriarca do Rito Brasiliense em 1966.
02- São Basílio Magno e Gregório Nazianzo, bispos e doutores da Igreja.
03- Santa Genoveva, Padroeira de Paris.
Beata Estefânia Quinzani;
São José Maria Tomasi.
04- Santa Zedislava de Lemberk, mãe de família e leiga dominicana;
São Tito (discípulo de S Pedro). *** ==================================== ***
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.